CAPACITAÇÃO

Militares aprimoram os conhecimentos sobre coordenação e execução de missões SAR

Publicado: 2019-06-14 15:12:00
Controladores de tráfego aéreo e pilotos participaram do curso sobre Busca e Salvamento

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) concluiu o Curso de Coordenação de Busca e Salvamento (SAR), no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). Controladores de tráfego aéreo e pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB), além de militares da Marinha do Brasil, participaram do curso, que ocorreu em maio, em São José dos Campos (SP).

De acordo com o chefe da Seção de Coordenação e Controle de Busca e Salvamento do DECEA e coordenador geral do curso, Capitão Aviador Michell Iorio Boareto, o objetivo foi formar os coordenadores de missão de Busca e Salvamento, possibilitando um incremento da pronta resposta às operações SAR com o foco na salvaguarda de vidas. “As missões de busca e salvamento realizadas pela FAB acontecem sobre todo o território nacional e parte do Oceano Atlântico. Por força de tratados internacionais, o Brasil é responsável por essas missões em uma área de mais de 22 milhões de km²”, disse.

O curso foi dividido em duas etapas. Na primeira, foram ministradas palestras para familiarização dos conceitos e funções dos sistemas de Busca e Salvamento, como cálculos, geração de relatórios e registro gráfico das áreas atendidas pela operação, padrões de busca, Sistema de Busca e Salvamento por Rastreamento de Satélite e relacionamento com a imprensa. Já na parte prática, o curso simulou missões SAR em terra e no mar.

“O curso proporcionou um enorme ganho operacional, possibilitando uma visão mais ampla dos aspectos que influenciam as operações SAR, além de maior comprometimento dos envolvidos em prol do sucesso da missão”, comentou o Capitão Aviador Bruno Olimpio de Morais Strafacci, que atuou como coordenador de um dos grupos.

Representando a Marinha do Brasil, o Capitão de Corveta Samoel Carone Reis destacou os benefícios da atuação conjunta com a Força Aérea no curso. “Foi de grande valia conhecer na prática como são planejadas, executadas e coordenadas as ações desencadeadas pelo Salvaero [Centro de Coordenação de Busca e Salvamento], além de promover uma maior integração entre as duas Forças para que continuemos a salvar vidas”, avaliou.

Intercâmbio com estudantes de jornalismo

Como parte do cronograma do curso, os militares participaram, de forma simulada, de coletiva de imprensa e entrevistas em programas de rádio e TV, promovidas pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). O intercâmbio faz parte de um projeto de integração da FAB com os estudantes de jornalismos da Univap. “É muito importante mostrar para esses futuros profissionais da mídia as atividades que desempenhamos na Busca e Salvamento, além de estreitar o relacionamento com a imprensa”, afirmou o coordenador geral do curso, Capitão Boareto.

Para a coordenadora do curso de jornalismo da Univap, Vânia Braz de Oliveira, essa parceria, que já acontece há 12 anos, tem sido muito enriquecedora. “Os dois lados ganham com essa parceria, é uma troca de saberes e certamente esse conhecimento adquirido aqui vai torná-los mais preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.

Fotos: Fábio Maciel / DECEA