ORDEM DO DIA

Dia do Especialista de Aeronáutica

Publicado: 2019-03-25 12:00:00
Confira a Ordem do Dia alusiva ao Dia do Especialista de Aeronáutica

O detalhe! Aquele fator que somente olhos, ouvidos e mentes altamente especializados são capazes de perceber. Não raro, um fator determinante na solução da pane de uma aeronave, na precisão da elaboração de um projeto ou documento, na aplicação exata da prescrição do médico, no treinamento de seguidas gerações de soldados, na disponibilização e proteção da informação pelos sistemas de TI, na decisão da aeronave que arremete e aquela que segue para o pouso. Diuturnamente, disciplinadamente, essa é a rotina do Especialista da Aeronáutica!

Homens e mulheres que, com DISCIPLINA, AMOR E CORAGEM, tornam honrosa a celebração do 25 de março, Dia do Especialista de Aeronáutica que é uma homenagem à data de criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, fundada em 25 de março de 1941, apenas dois meses após o nascimento do Ministério da Aeronáutica, em 20 de janeiro de 1941. Desde então, o mesmo senso patriótico permeia a história de cada militar especialista da Força Aérea Brasileira.

Levando a termo o desafio de ser responsável por uma área de 22 milhões de quilômetros quadrados, a chamada Dimensão 22, os especialistas da Aeronáutica provêm o necessário elo entre as diretrizes do alto-comando da Força e sua concretização. Nesse sentido, encontramos importante atuação dos especialistas na moderna elaboração de sistemas e aplicativos, que tem permitido racionalizar a utilização de mão de obra, alocando esse precioso recurso na atividade-fim.

Projetos de alta complexidade, como o Programa Estratégico de Sistemas Espaciais - PESE, ou a introdução de aeronaves de altíssima tecnologia, como o caça F-39 Grippen NG e o cargueiro KC-390, demandam cada vez mais qualidade dos técnicos envolvidos. Também, o cenário de mudanças tecnológicas e socioeconômicas requer uma assessoria cada vez mais elaborada. Nesse sentido, em consonância com a premissa estabelecida pelo Plano Estratégico Militar da Aeronáutica - PEMAER, os recursos humanos estão no centro das prioridades.

Com esse objetivo, o Programa de Capacitação e Valorização do Corpo de Graduados, que contempla os projetos Capacitação Continuada e Graduado-Master, está em curso. Já há 14 Suboficiais Especialistas exercendo a função Graduado-Master e as próximas turmas que irão realizar o Curso de Graduado-Master estão sendo avaliadas. Os Cursos de Aprimoramento 1 e 2, para os 3S e 2S respectivamente, também se tornarão realidade em breve. Com isso, um fluxo de capacitação é criado, e as capacidades cognitivas e o nível técnico profissional são aprimorados nessa valiosa porção do efetivo.

A engenharia projeta as asas que a intendência ajuda a se tornar realidade, alçando voo com aviadores. Os especialistas formam, no conjunto, um todo eficaz. O cenário mostra-se desafiador, mas promissor. Muitas são as mudanças em curso e a capacidade de adaptação, ajuste, superação e crescimento serão mais uma vez provadas, e aprovadas. É tempo de, como nunca, estar certo de sua característica, ESPECIALISTA, característica forjada desde a formação, que o leva a olhar aos astros e além, portanto “AGIGANTA TUA OBRA SEM PAR SOB O CÉU DESTE GRANDE BRASIL”!

Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo João Cury

Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica