ESPAÇO

Alto-Comando da Aeronáutica visita futuras instalações do Centro de Operações Espaciais

Publicado: 2019-02-12 17:50:00
Presidente da Telebras reuniu-se com os oficiais-generais e acompanhou a visita às instalações

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, visitou as futuras instalações do Centro de Operações Espaciais Principal (COPE-P), em Brasília (DF), nesta terça-feira (12). O objetivo da visita foi apresentar a estrutura aos oficiais-generais do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira (FAB).

“Dentro da agenda de reuniões do Alto-Comando, inserimos essa visita ao COPE-P para que todos pudessem constatar o andamento das obras. Nós estamos satisfeitos com o cronograma. A obra já está bem avançada e é de grande importância na área espacial, principalmente para a questão do gerenciamento dos nossos satélites”, explicou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Presidente da Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), Waldemar Gonçalves, reuniu-se com os oficiais-generais e acompanhou a visita às instalações. A Telebras é a empresa responsável pelo desenvolvimento, implantação e participação, em conjunto com o Ministério da Defesa (MD), na operação do sistema de satélites brasileiros.

“Para nós, é fundamental o envolvimento do Alto-Comando da Força Aérea Brasileira nesse projeto, que tem uma enorme relevância para a Telebras. O COPE está dentro de uma organização militar por questões de segurança, não é ao acaso, pois no controle de satélites não podemos correr risco algum”, avaliou o Presidente da Telebras.

As novas instalações do COPE-P garantirão o funcionamento, a operação e todos os serviços prestados pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Estratégica (SGDC). Atualmente, a operacionalização do satélite, que está em órbita desde maio de 2017, é feita a partir de instalações localizadas no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), também em Brasília.

“Com a conclusão das obras, teremos uma estrutura muito avançada em termos de tecnologia, pois este é um projeto de centro de operações aeroespaciais do mais alto nível no mundo. A expectativa é que, muito em breve, teremos instalações capazes de operar satélites 24 horas por dia com excelência”, afirmou o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar José Magno Resende de Araujo.

Fotos: Soldado Wilhan Campos/CECOMSAER