INSTITUCIONAL

Comandante da Aeronáutica recebe Comandante do Comando do Sul dos EUA

Publicado: 2019-02-11 17:45:00
Objetivo foi estreitar relações entre os dois países

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, recebeu, nesta segunda-feira (11), em Brasília (DF), a visita do Comandante do Comando do Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), Almirante Craig Stephen Faller. O objetivo foi estreitar as relações entre os dois países.

"É muito importante essa visita para estarmos cada vez mais próximos e compartilharmos experiências nos assuntos comuns afetos aos dois países que são parceiros em diversas atividades", destacou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

O Brasil e os Estados Unidos já realizam diversas ações em comum na defesa, em áreas específicas como pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de informações, treinamento e educação, exercícios militares conjuntos e iniciativas comerciais relacionadas a questões de defesa.

A Academia da Força Aérea (AFA), por exemplo, recebe cadetes da Academia da Força Aérea dos Estados Unidos e cadetes brasileiros também estudam no país norte-americano. Além disso, são diversos os exercícios realizados em cooperação mútua, como a Cruzex, um exercício operacional realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), com a participação de diversos países. Este ano, inclusive, instrutores de voo da FAB vão ajudar na formação de pilotos que operarão aeronaves A-29 Super Tucano no Afeganistão.

Após a reunião, a comitiva visitou o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), que é o comando operacional conjunto, permanentemente ativado, responsável pelo planejamento, coordenação, execução e controle das operações aeroespaciais, tanto recorrentes quanto eventuais. Abarca as atividades de defesa aérea e antiaérea, conjugando ainda as ações de emprego de transporte aéreo-logístico, a busca e salvamento e a patrulha marítima, além das operações conjuntas determinadas pelo Ministério da Defesa.

O Almirante Faller, da Marinha dos EUA, assumiu o comando do SOUTHCOM em 26 de novembro de 2018 e é responsável por toda a cooperação de segurança do Departamento de Defesa nas 45 nações e territórios da América Central e do Sul e do Mar do Caribe.


Fotos: Cabo Feitosa / CECOMSAER