INTERNACIONAL

FAB e Força Aérea Colombiana participam de I Fórum de Cooperação Acadêmica

Publicado: 2018-12-06 13:45:00
Além de estreitar laços acadêmicos entre as Forças, evento teve como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos de interesse comum voltados ao ensino, pesquisa e extensão

A Universidade da Força Aérea (UNIFA), localizada no Rio de Janeiro (RJ), promoveu o I Fórum de Cooperação Acadêmica, entre os dias 26 e 28 de novembro. O evento, que contou com a participação da Vice-Reitoria Acadêmica (VRA) da UNIFA e da Escuela de Postgrados de la Fuerza Aérea Colombiana (EPFAC), teve como objetivo estreitar laços acadêmicos entre as Forças, visando o desenvolvimento de projetos de interesse comum, que permitam a melhoria da qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

“Percebemos que nossos programas de mestrados têm muitos aspectos em comum que podem ser aprofundados para fortalecer e estreitar os laços entre as Forças Aéreas e países irmãos”, ressaltou o Tenente-Coronel colombiano Alejandro Ortiz Ríos.

Durante três dias, militares debateram sobre como os programas de mestrado colombianos podem interagir com os programas brasileiros, bem como suas revistas científicas e bibliotecas. O último dia foi reservado para a realização de um seminário. Cinco conferencistas dos programas de mestrados dos dois países apresentaram temas relacionados ao poder aeroespacial.

Para o Chefe da Pró-Reitoria de Cooperação e Extensão (PROEXC), Coronel Aviador Hudson Ávila Diniz, que coordenou o evento, além de contribuir para fortalecer as relações com a Força Aérea do país-vizinho, o fórum representou a possibilidade de incrementar as pesquisas científicas de ambas as instituições.

“Esse primeiro fórum internacional introduz os programas de mestrado da UNIFA, no contexto brasileiro, num seleto grupo de programas com projeção internacional, um requisito importante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para os programas que aspiram obter um reconhecimento maior em suas avaliações quadrienais”, disse o Coronel.

Essa aproximação com a Colômbia faz parte de uma linha de ação mais ampla que inclui acordos de cooperação acadêmica, em andamento, com o King’s College, do Reino Unido, e com a Swedish Defence University (SEDU), da Suécia. Ambas visitaram a UNIFA no decorrer deste ano.

Fotos: UNIFA