CRUZEX

DIRINFRA marca presença na CRUZEX 2018

Publicado: 2018-11-14 10:45:00
Diretoria atuará especialmente no suporte de infraestrutura e em atividades de contraincêndio

DIRINFRA realizou montagem de hangaretes na Ala 10A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica (DIRINFRA) participa do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX), que será realizado em Natal (RN) de 18 a 30 de novembro, especialmente no suporte de infraestrutura e em atividades de contraincêndio.

Antes do início do exercício, a Diretoria foi responsável por diversas ações, como a Operação Camaleão, em que foi realizada toda a pintura do pátio, proporcionando a sinalização horizontal das vagas em que as aeronaves ficarão estacionadas; o sistema de aterramento, cuja função é proteger a carcaça da aeronave contra descargas atmosféricas; o treinamento de bombeiros para o manuseio de substâncias diferenciadas, como a hidrazina (combustível); e a montagem de onze hangaretes.

“Uma operação desse porte é uma oportunidade única dos países envolvidos trocarem informações, doutrinas e também de aperfeiçoarem a forma de agir em situações reais. E para nós, é uma honra apoiar em termos logísticos e técnicos, uma vez que este exercício operacional é o de maior vulto em que a FAB participa na América Latina”, destaca o Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Sérgio de Matos Mello.

Treinamento de contraincêndio realizado por militares da DIRINFRADurante a CRUZEX, por meio de sua Divisão de Contraincêndio, a DIRINFRA prestará todo o suporte relativo à proteção contraincêndio, fornecendo viaturas especiais para o amparo a eventuais emergências aeronáuticas, como os Carros Contra Incêndio (CCI) – veículos preparados para o combate a incêndios e o resgate em aeródromos.

Por meio da atuação de militares do seu efetivo, além dos pertencentes ao Sistema de Contraincêndio local, as equipes trabalharão diariamente para que o evento transcorra dentro das normas de segurança, conforme preconizado pela legislação vigente. Os militares também atuarão na prevenção de acidentes e limpeza das pistas para evitar a existência de objetos que possam trazer perigo à aviação.

A Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica tem como missão: planejar, normatizar e gerenciar atividades relacionadas ao patrimônio imobiliário, engenharia de campanha, gestão ambiental e contraincêndio.

Fotos: DIRINFRA