SEGURANÇA DE VOO

Seripa V promove eventos voltados à prevenção em Florianópolis

Publicado: 2018-11-13 14:40:00
Os eventos tiveram como foco a segurança de voo na instrução aérea e na aviação de helicóptero

O Quinto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA V) realizou, nos dias 30 e 31 de outubro, respectivamente, o Estágio de Prevenção na Instrução Aérea (EPIA) e o Simpósio de Asas Rotativas (SIMPAR), na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), em Santa Catarina. Os eventos contaram com a participação de mais de 60 pessoas por dia, provenientes de diversos estados, todos focados em um mesmo propósito: a segurança das operações aéreas.

O EPIA teve por objetivo difundir boas práticas e ferramentas adequadas para as atividades de instrução aérea, além de aprimorar seu gerenciamento, sendo voltado para pilotos, instrutores de voo, alunos e membros da direção de aeroclubes, escolas de aviação e faculdades de ciências aeronáuticas. Já o SIMPAR teve o foco na prevenção de acidentes aeronáuticos e no desenvolvimento, com segurança, da aviação brasileira de helicóptero.

Além das apresentações ministradas pelos próprios integrantes do SERIPA V, como o chefe da Unidade, Tenente-Coronel Leonardon Pinheiro de Oliveira, que apresentou o tema “Ocorrências aeronáuticas de helicóptero na Região Sul”, os eventos contaram com diversas palestras, tais como: instrução aérea de helicóptero; segurança no voo de cheque de helicóptero; responsabilidade criminal em acidentes aeronáuticos; simuladores de voo de helicóptero; e influências aeronadinâmicas em ocorrências aeronáuticas de helicóptero.

O Major da Polícia Militar do Paraná Adilar de Lima, que atua como instrutor e piloto de helicóptero, participou dos dois dias de evento e considerou que as palestras foram muito interessantes para a atividade que exerce. “Esses eventos são primordiais, pois enriquecem nossos conhecimentos, relembram alguns assuntos e servem para termos a certeza de que estamos no caminho certo, com a possibilidade de nos aprimorarmos”, destacou.

 Fotos: Capitão Camila.