Primeira Força Aérea (I FAE) tem novo comandante

Publicado: 2009-07-08 16:12:00

revista da tropaEm solenidade militar, no dia 25 de junho, ocorreu a passagem de comando da Primeira Força Aérea (I FAE), unidade sediada na Base Aérea de Natal (BANT). O Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Mário de Holanda Coutinho transmitiu o cargo ao Brigadeiro do Ar Raul Botelho.

A cerimônia, presidida pelo comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), Tenente Brigadeiro do Ar João Manoel Sandim de Rezende, contou com a presença do Secretário de Estado da Defesa Social, representando a Governadora do RN, dos comandantes locais da Marinha, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, do Comandante da III Força Aérea, do ex-comandante da I FAE, Brig R/R Roberto de Medeiros Dantas, entre outros convidados e representantes dos poderes executivo, legislativo e judiciário.

Durante a solenidade, houve canto do Hino Nacional, discurso de despedida do Maj Brig Holanda, palavras do Ten Brig Sandim, revista a tropa, sobrevoo de oito aeronaves, quatro A-29 Super Tucano, três C-95 Bandeirantes e dois H-50 Esquilo das unidades de instrução subordinadas a I FAE.

Novo comandante da I FAE

coloca distintivo de cmtO Brigadeiro Raul Botelho vem de Brasília, onde chefiava a Sexta Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica. É piloto de Reconhecimento Aéreo, natural de São Paulo, tem 52 anos e 3.300 horas de voo. É casado com Patrícia de Gouvêa Botelho e tem três filhas. Aeronaves voadas: T-23 Uirapuru, TZ 13, T-25 Universal, C-95 e R-95 Bandeirante, R-35A, RC-130E, U-42 Regente e T-27 Tucano.

Além dos cursos normais de carreira, ele possui os cursos de Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie-SP, MBA Executivo em Gestão Administrativa, Inteligência em imagens nos Estados Unidos, Política e Estratégia Aeroespaciais, Piloto de Busca e Salvamento e de Inspetor de Aviação Civil.

Entre os cargos que exerceu destacam-se os de representante do Brasil na Junta Interamericana de Defesa, Washington-DC, EUA, observador militar da ONU em Moçambique, África, assessor na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, assessor do chefe do Estado-Maior do Comando Geral do Pessoal, membro efetivo da Comissão de Promoção de Oficias, subcomandante da Base Aérea de Santos-SP, comandante do Destacamento de Proteção ao Voo de São Paulo, e comandante do 1º Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação. Possui cinco condecorações nacionais e duas internacionais