ESPAÇO

Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro realiza 3ª reunião plenária

Publicado: 2018-08-17 17:40:00
Comandante da Força Aérea Brasileira participou da reunião representando o Ministério da Defesa

O Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB) se reuniu pela terceira vez na tarde desta quinta-feira (16/08) no Palácio do Planalto, localizado em Brasília (DF). O grupo, conduzido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, debateu e apresentou soluções relacionadas à área espacial no país.

Nesta terceira reunião plenária, foram aprovadas as criações de dois novos grupos de trabalho: um para o planejamento e definição de formas de financiamento do projeto mobilizador e outro para a elaboração da Lei Geral do Setor Espacial. O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, participou da reunião representando o Ministério da Defesa.

O Comitê tem a coordenação dos trabalhos feita pelo Ministro Chefe do GSI da Presidência da República e participam do como membros os Ministérios da Casa Civil; da Defesa; das Relações Exteriores; do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Ministro Chefe do GSI, General de Exército Sergio Westphalen Etchegoyen, destacou a importância de vários órgãos conseguirem se unir em prol de um único objetivo. "Reunir tantas pessoas importantes para a área espacial é um sinal de que estamos empenhados no desenvolvimento do país.", disse.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.