Brasil vence a primeira partida em campeonato mundial militar de vôlei disputado no Rio de Janeiro
A seleção brasileira militar de vôlei masculina venceu hoje (22/6) o time da Finlândia por três sets a zero, no Maracanãzinho (RJ), na abertura do Campeonato Mundial Militar de Vôlei. Mais sete seleções se enfrentaram no primeiro dia da competição.
A abertura oficial do evento foi realizada ontem na Escola de Educação Física do Exército, no Forte São João, no bairro da Urca. As delegações de 16 países receberam as boas vindas do presidente do Conselho Internacional de Esportes Militares, Major General italiano Gianni Gola.
No pronunciamento, o presidente do CISM disse que a principal missão da instituição é a de usar o esporte para unir os representantes das Forças Armadas de todos os países do mundo. Acrescentou ainda que a organização de competições cultiva valores avançados como a assistência técnica, a solidariedade, o desenvolvimento e as ações humanitárias. “Usamos o esporte para destruir a intolerância e promover a amizade. O nosso lema é a amizade através do esporte”, resumiu.
Durante a solenidade, várias pessoas que atuam ou atuaram para a difusão do esporte militar foram homenageadas com uma medalha. Entre elas, o técnico Bernardinho, a jogadora Leila e o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), Major-Brigadeiro-Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, que jogou como atacante por seis anos na seleção de vôlei da Força Aérea Brasileira. “O vôlei teve influência direta na minha personalidade profissional e pessoal; a modalidade aperfeiçoa qualidades como liderança, superação, espírito de equipe e confiança”, explica o oficial.
As notícias do campeonato podem ser acompanhadas pela internet: http://www.30cismworldmilitaryvolleyball.com/index.asp
O Brasil jogou com: Juliano Dias, Roney Barreiros, Paulo Silva, Pedro Andrade, Valdir Gonçalves, Najari Carvalho, Leandro Lima (Anderson Ventura, Marcio Silva, Rodrigo Menicucci, Rodrigo Telles, Wallace Rangel). A Finlândia jogou com: Antti Poikela, Eemi Tervaportti, Pasi Kuosmanen, Ossi Rumpunem, Sauli Sinkkonen, Markus Vaisanen, Hasse Mattila (Aleksi Kaatrasalo, Jani Niskakangas, Timo Jokinen, Jaakko Niemi).