FORMAÇÃO

Ala 12 realiza instrução de formação de brigada de combate a incêndio em edificações

Publicado: 2018-07-27 16:05:38
Os militares tiveram instruções teóricas e práticas

A Ala 12, localizada no Rio de Janeiro (RJ), realizou, nessa terça (24) e quarta-feira (25), a primeira instrução de formação de brigada de combate a incêndio em edificações do ano de 2018. A atividade, coordenada pela Seção de Contraincêndio da Organização, reuniu militares representantes de todas as seções da Guarnição de Aeronáutica de Santa Cruz.

O objetivo foi capacitar todos os militares da guarnição na adoção dos procedimentos corretos em caso de incêndio, bem como na prestação de primeiros socorros, caso haja alguma vítima.

No primeiro dia de instruções, foram ministradas disciplinas de Teoria Contraincêndio, Extintores, Resgate/Salvamento e Procedimentos para desocupação das edificações em caso de emergência. Já no segundo dia, os militares tiveram a oportunidade de aplicar uma parte de todo o conhecimento adquirido no dia anterior com atividades práticas de combate a incêndio com extintores e simulação de desocupação das edificações das respectivas seções.

“Através da teoria aplicada, tivemos acesso a conhecimentos básicos sobre o funcionamento dos combustíveis, classificação dos incêndios, aplicação dos extintores e demais métodos de extinção do fogo. Toda essa teoria foi complementada com situações práticas planejadas pelos instrutores, através das quais tivemos uma noção de emprego real. Tais informações são de grande utilidade pública, pois, por meio de simples procedimentos, podemos salvar vidas. Saber como agir em casos de emergência, tanto dentro das organizações militares quanto em nosso dia a dia, é algo que nos diferencia da população em geral e nos coloca em patamar superior quanto a nossa responsabilidade em situações desse tipo”, concluiu a Sargento Camila Macedo Gomes, uma das alunas da instrução.

 

Fotos: Sargento Camila