ESPAÇO AÉREO

Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo é tema de encontros

Publicado: 2018-07-11 15:00:09
Controladores de tráfego, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil participaram das reuniões

Projeto visa diminuir carga de trabalho de controladores e outras melhoriasO Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) promoveu, no período de 2 a 6 de julho, reuniões com o objetivo de construir ideias para a projeção da nova circulação aérea Terminal São Paulo, região de maior movimento do país. Esta é uma das etapas do projeto da Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo, denominado Projeto TMA-SP Neo.

O projeto visa à diminuição da carga de trabalho de controladores de tráfego aéreo e pilotos, a redução do consumo de combustível e da emissão de gás carbônico pelas aeronaves e a absorção do crescimento da demanda do tráfego aéreo pelos próximos dez anos. A intenção é manter a política de melhoria contínua aplicada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Militares de organizações relacionadas ao controle de tráfego aéreo, representantes de empresas aéreas e associações da aviação civil estiveram nos encontros. As reuniões foram divididas em dois grupos. A primeira equipe se responsabilizou pelo novo desenho da Terminal, enquanto a segunda visou a determinação dos objetivos do projeto e a criação do plano de medição de performances.

Uma das equipes se responsabilizou pelo novo desenho da TerminalO Gerente do Projeto TMA-SP Neo, Major Aviador Robson Laube Roque Moreira, diz que a participação dos controladores de tráfego aéreo, pilotos e empresas em todas as fases do projeto é um marco importante. "É um processo de decisão colaborativa em que todas as organizações envolvidas são ouvidas e participam ativamente", destaca.

O militar explica que a fase inicial do projeto foi o diagnóstico e planejamento, em que foram identificadas possibilidades de melhoria no cenário atual. A fase seguinte é de validação, dividida em duas etapas: a simulação em tempo acelerado e a simulação em tempo real. Na simulação em tempo real, o cenário escolhido passa pela fase de desenho de procedimentos no Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e pela homologação desses procedimentos pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV). A partir disso, são necessários treinamentos para os controladores e então o projeto entra em vigor.

Projeto TMA-SP Neo

Encontros definiram objetivos e a criação do plano de medição de performancesO propósito do projeto de reestruturação da Terminal São Paulo é aumentar a eficiência do tráfego aéreo por meio da remodelação das rotas de voo por instrumentos dentro da Terminal com a inserção das técnicas da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation).

O PBN permite que as aeronaves com equipamentos específicos voem em rotas de navegação aérea (RNAV) a menores distâncias longitudinais e laterais. A adoção dessas técnicas trará redução do consumo de combustível e, consequentemente, menores emissões de carbono (CO²), além da otimização do trabalho dos controladores de voo.

Fotos: Sargento Juliana Costa / SRPV-SP