Campo de Provas em Cachimbo produz a própria energia em usina hidrelétrica

Publicado: 2009-06-19 16:44:00

O Campo de Provas Brigadeiro Velloso (CPBV) possui a particularidade de produzir sua própria energia elétrica, por meio de uma usina hidrelétrica, o que representa uma economia anual superior a R$ 500 mil, se considerados o valor da energia gerada e os serviços de manutenção executados pelos próprios militares da Força Aérea Brasileira (FAB).

No início de sua história, nos Anos 50, o então Destacamento de Cachimbo abrigou a primeira Usina Hidrelétrica da região Amazônia, com capacidade de 37,5KVA, a qual é mantida no Campo de Provas até os dias de hoje como um marco do pioneirismo da FAB na região.

O tempo passou e as crescentes demandas por mais energia impulsionaram ampliações. Hoje a usina tem uma capacidade de geração de 800KVA, o que aproxima-se da demanda média para manutenção das instalações, que a cada ano cresce devido ao envolvimento de mais esquadrões (aéreos e terrestres) operando na localidade.

Diante do atual cenário, o Comando da FAB passou a priorizar a construção de novas instalações, que começam a surgir para ampliar e modernizar a usina de Cachimbo, que terá sua capacidade de geração aumentada para 2500KVA até o final de 2010, cerca de 66 vezes a capacidade do primeiro módulo instalado nos anos 50.