ENSINO

Solenidade marca formação de 248 novos mestres e doutores do ITA

Publicado: 2018-06-09 16:21:34
Ministro da Defesa e Comandante da FAB compareceram à cerimônia

Na manhã deste sábado (09/06), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou a cerimônia de formatura dos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição. A solenidade foi realizada no auditório Lacaz Netto em sua sede, localizada em São José dos Campos (SP), e contou com a presença do Ministro da Defesa, General Joaquim Silva e Luna, e do Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato.

As autoridades foram recebidas pelo reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que parabenizou formandos e corpo docente. “O que faz essa escola se mover é a participação ativa de professores, alunos e servidores técnicos e administrativos, essa é a engrenagem que move a escola, incluindo a pós-graduação: uma atuação de excelência”, afirmou.

O evento marcou a entrega de diplomas a 248 concluintes de cursos no Instituto: 188 mestres e 60 doutores. A turma foi formada por mestres profissionais em produção e engenharia aeronáutica e mecânica; mestres em pesquisa operacional; mestres e doutores em engenharias aeronáutica e mecânica, eletrônica e computação, de infraestrutura aeronáutica; e mestres e doutores em aplicações operacionais, ciências e tecnologias espaciais e física.

O reitor ainda destacou a importância da integração entre o Instituto e o Ministério da Defesa, citando a parceria com a Embraer no desenvolvimento do maior avião já desenvolvido no Brasil, o KC-390. “A hélice tripla, modelo adotado aqui, envolve governo, academia e indústria. Os alunos ligados à Embraer já estudam os desafios da empresa, tanto que, antes mesmo do desenvolvimento do KC-390, já se realizavam pesquisas no ITA relacionadas a um cargueiro para o país, para a Força Aérea e para o mundo”, disse.

O ITA é uma instituição universitária pública ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER). Está localizado no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e é especializado nas áreas de ciência e tecnologia no setor aeroespacial. Criado em 1950, por inspiração do Marechal Casimiro Montenegro Filho e intensa cooperação internacional, o ITA é considerado um centro de referência no ensino de engenharia no Brasil, oferecendo cursos de graduação em Engenharia, pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

O Ministro Silva e Luna foi homenageado como paraninfo da turma de concluintes dos programas de mestrado profissional, mestrado e doutorado do ITA em 2018. “O ITA se destaca pela superlativa qualidade de seus corpos docente e discente, pela sua capacidade de inovação pedagógica e pelas excelentes parcerias nacionais e internacionais. O Instituto tem trabalhado com os melhores professores e alunos dos setores de defesa e aeroespacial do Brasil, selecionados rigorosamente pelo mérito. O Brasil tem muita expectativa sobre suas trajetórias futuras, seja como engenheiros, cientistas, acadêmicos, empreendedores ou militares”, felicitou.

Fotos: Cabo André Feitosa/CECOMSAER.