ESPORTE

Atletas de alto rendimento participam de Estágio de Adaptação à Vida Militar

Publicado: 2018-05-29 13:09:23
Confira também as últimas conquistas de atletas que já fazem parte do programa

Foto: Sargento DarioOs 41 novos atletas de alto rendimento participam até o dia 08 de junho do Estágio de Adaptação de Atletas na Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), localizada no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ).

O Estágio é composto por instruções de regulamento militar, código penal militar, ordem unida, treinamento físico militar, tiro e exercício de campanha e tem como objetivo adaptar os atletas à vida militar.

Para o atleta olímpico de salto com vara, Augusto Dutra, virar militar foi a realização de um grande sonho. “Eu desde pequeno tinha esse sonho, entrar nas Forças Armadas, principalmente na Força Aérea, pois meu avô e meu pai são militares”, afirmou.

Foto: Suboficial RicardoA incorporação dos atletas ocorreu no dia 21 de maio, no Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) das Forças Armadas. “Essa quarta convocação tem como objetivo selecionar os atletas que irão participar dos Jogos Mundiais Militares de 2019. Este ano convocamos atletas de novas modalidades, como o karatê, que virou modalidade olímpica; o judô; o lifesaving, também conhecido como salvamento aquático; e, ainda, aumentamos a equipe de ginástica artística masculina para obter o número necessário para formar uma equipe", explicou o Chefe da Divisão de Desporto Militar da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), Major infante Marcos Vinicius Pires Brant.

Além dessas modalidades, foram incorporados, também, atletas de basquete, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, atletismo, natação, orientação, paraquedismo, taekwondo, triatlo, voleibol e maratona aquática. Ao total, são 41 atletas.

A atleta de ciclismo Wellyda Rodrigues, Campeã Pan-Americana Sub23, destacou a importância de se tornar militar. “O apoio que a Força Aérea Brasileira dá para o atleta é como uma coroação. O incentivo tanto financeiro quanto de estrutura é muito importante, pois possibilita ao atleta competir em alto nível”, ressaltou.

Confira abaixo as últimas conquistas de atletas que já fazem parte do programa:

Foto: Victor TuãoHandebol

A equipe Taubaté/FAB conquistou, nesse domingo (27/05), o Pentacampeonato do Campeonato Pan-americano de Handebol de Clubes, realizado no Ginásio da Escola Madre Cecília, em Taubaté (SP). Composta por nove sargentos da FAB, a equipe venceu a grande final pelo placar de 26 a 18 contra a equipe Sociedad Alemana de Gimnasia de Villa Ballester.

Entre os militares estão o goleiro Maik Santos, que recebeu o prêmio de melhor jogador da partida nessa semifinal. “Aprendi na vida que ninguém ganha nada sozinho. Esse grupo está fechado. Só nós sabemos o que passamos fisicamente e psicologicamente. A defesa me ajudou muito, sem ela eu não teria sido escolhido o melhor, por isso dedico esse prêmio aos meus companheiros", explicou o Sargento Maik.

Foto: Wagner CarmpoArremesso de peso

O Sargento Darlan Romani, atleta olímpico de arremesso de peso, conquistou o ouro na prova arremesso de peso no Meeting de Gwiadz, na Polônia, e ainda bateu novamente seu próprio recorde sul-americano, com 21m94, na sexta série de arremessos. Com esse resultado na competição realizada no dia 20 de maio, o atleta alcançou o 3º lugar no Ranking Mundial.

O militar ainda conquistou a medalha de bronze na etapa de Eugene da Diamond League, maior circuito mundial de atletismo, nos Estados Unidos. Nessa competição, o atleta atingiu a melhor marca da carreira com 21,95m no arremesso do peso.

"Essas conquistas são muito importantes, é o resultado do trabalho que estamos realizando, com muito treino e esforço. O plano é seguir o trabalho forte para conquistar mais resultados positivos”, explicou.

Foto: Luís Cláudio Antunes - site bike76.comCiclismo

Já a Sargento Daniela Lionço participou, no dia 01 de maio, da 68ª Prova Ciclística 1º de Maio no Parque Ecológico de Indaiatuba (SP). Disputando na elite da prova do ciclismo brasileiro, que contou com a participação de atletas de todo o país, ela conquistou a medalha de prata depois de percorrer um percurso de 35 km em aproximadamente 1h03min. O resultado contou pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).