GLO

Militares participam de operação na Região Metropolitana de Natal

Publicado: 2018-01-04 14:30:00
A Ala 10 está atuando com 75 militares, respondendo pela segurança do Aeroporto Internacional de Natal e da região central de Parnamirim

Militares da FAB realizam ações de patrulha a pé e motorizada em ParnamirimO Esquadrão de Segurança e Defesa da Ala 10 está atuando com 75 militares na Operação Potiguar III, de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Eles respondem pela segurança na região do Aeroporto Internacional de Natal, em São Gonçalo do Amarante, e região central de Parnamirim. O grupo também engloba Oficiais que compõem as estruturas gerenciais da Operação.

A Força Aérea Brasileira (FAB) também presta apoio aéreo à operação. Até agora, aeronaves C-95 Bandeirante e C-97 Brasília, do 2º e do 6º Esquadrões de Transporte Aéreo, de Recife e Brasília, já realizaram o transporte de tropas, equipamentos e autoridades das Forças Armadas e do Ministério da Defesa. No total, cerca de 150 pessoas e mais de 500 quilos de equipamentos chegaram a Natal, transportados pela FAB.

Entre as áreas de responsabilidade está o Aeroporto Internacional de NatalA operação teve início no dia 29 de dezembro de 2017, após o Presidente da República atender à solicitação de apoio feita pelo Governo do Rio Grande do Norte. O objetivo é restabelecer as condições de ordem pública e segurança no Estado, que sofre com o aumento da violência urbana, após o início da greve dos policiais militares e civis, além dos bombeiros militares, iniciada no último dia 19 de dezembro.

Mais de 2,8 mil militares das Forças Armadas e Auxiliares Federais estão atuando em Natal e região metropolitana, além de Mossoró, cidade da região oeste do estado. A operação ocorre por um prazo de 15 dias, até o dia 12 de janeiro, de acordo com o decreto presidencial, podendo ser estendida, mediante solicitação do Governo do Rio Grande do Norte e autorização do Presidente da República.

A operação conta com o apoio de 75 militares da FABA Força-Tarefa Guararapes, coordenada pela 7º Brigada de Infantaria Motorizada, do Exército Brasileiro, foi ativada para comandar a operação interagências, por um período de 15 dias. Em 30 de dezembro, houve uma reunião de coordenação da GLO, que contou com a presença do Ministro da Defesa, Raul Jungmann, do Governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, além de representantes das Forças Armadas e de órgãos de segurança pública federais e do RN.

Essa é a terceira vez em 18 meses que as Forças Armadas são acionadas e autorizadas pelo Presidente da República a prestar apoio ao Estado do Rio Grande do Norte. A primeira Operação Potiguar ocorreu em agosto de 2016.