EDUCAÇÃO

Instrutores concluem treinamento para Sala de Aula Invertida

Publicado: 2017-11-30 14:30:50
Durante oito dias foram abordadas múltiplas técnicas de mediação, além de outras pedagogias ativas

Oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR) e da Universidade da Força Aérea (UNIFA) concluíram o “Treinamento e Padronização de Instrutores: Metodologias Ativas (CPI-LAB)”, oferecido pela Pró-Reitoria de Ensino Especializado e Idiomas (PROEEI) da UNIFA, nessa terça-feira (28/11).

Durante oito dias foram abordadas múltiplas técnicas de mediação, além de outras pedagogias ativas, como Gamificação e Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Além disso, os instrutores receberam informações sobre como avaliar os ensaios acadêmicos e a participação dos Oficiais-Alunos durante a condução dos debates.

"O treinamento desenvolve a competência e as habilidades para que os instrutores exerçam o importante papel como mediadores da técnica de Sala de Aula Invertida”, explica o Chefe da Subdivisão Acadêmica da ECEMAR, Coronel Aviador Eduardo Almeida da Silva.

A capacitação em Metodologias Ativas faz parte de diversas iniciativas relacionadas à modernização do Ensino de Pós-Formação na FAB. A partir de 2018, o Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) passará a contar com a prática da Sala de Aula Invertida, que permite ao aluno, por meio do fornecimento de materiais previamente selecionados, tornar-se protagonista do processo de ensino-aprendizagem, privilegiando o tempo presencial disponível para a retirada de dúvidas e para a análise dos conteúdos propostos, a partir de debates dirigidos sobre sua aplicação em temas da atualidade.

“As metodologias aplicadas durante o treinamento levaram os instrutores a refletir sobre o atual ensino e buscar novas técnicas para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo por parte dos oficiais-alunos, estimulando-os a trabalharem, no futuro, com situações reais complexas e dinâmicas, por meio de trabalhos em equipe, em áreas multidisciplinares”, destaca o Chefe do Centro de Educação a Distância da UNIFA, Coronel Aviador Marcelo Celso Mendonça Bessa.