INTEROPERABILIDADE

FAB e Exército têm atuação conjunta em fase de testes do KC-390

Publicado: 2017-10-23 16:00:00
Aeronave multimissão irá realizar missões humanitárias, transporte de tropas e de cargas, entre outras

Militares da Força Aérea Brasileira e do Exército estão trabalhando em conjunto na fase de testes de um dos protótipos do avião multimissão KC-390 – primeira aeronave dessa categoria produzida no Brasil e maior avião militar brasileiro. No mês de setembro, a aeronave fez lançamento de cargas e de paraquedistas - que realizaram inclusive saltos noturnos, na Ala 5, em Campo Grande (MS).
 
Essas etapas fazem parte da campanha de testes e ensaios previstos para a certificação e comprovação das capacidades da aeronave desenvolvida pela Embraer. Esquadrões de Transporte da FAB vão empregar o avião a partir de 2018, substituindo o cargueiro C-130 Hércules.
O KC-390 será utilizado em diversas situações, como missão humanitária, transporte de tropas e lançamento de cargas e de paraquedistas. A nova aeronave também estará apta para fazer reabastecimento em voo.

Segundo o Coronel Samir Mustafá, gerente do projeto na Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), os militares do Exército Brasileiro estão entre os mais relevantes usuários do KC-390, porque detêm toda a expertise e experiência envolvidas no salto de paraquedistas. "Os militares do Exército são de suma importância para os ajutes finais dos sistemas e subsistemas em desenvolvimento da nossa aeronave", acrescenta.

Saiba mais no vídeo.