COMANDO

Departamento de Controle do Espaço Aéreo tem novo diretor-geral

Publicado: 2017-08-08 15:59:39
Novo diretor recebeu o cargo do Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está sob nova direção. A cerimônia militar de passagem de comando, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, ocorreu no dia 3 de agosto, no pátio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), no Rio de Janeiro (RJ). O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que assumiu o DECEA em abril de 2015, passou o cargo para o Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Após transmissão do cargo, o Tenente-Brigadeiro Aquino fez um discurso de despedida. Em suas palavras mostrou agradecimento pelos anos em que esteve à frente da organização e enumerou grandes aprendizados. “Ignorar os fatos não os altera; oportunidades nunca são perdidas, uma vez que alguém vai aproveitar; ser gentil é mais importante do que estar certo; o verdadeiro profissional não busca a fama e sim o reconhecimento”, pontuou.

O oficial-general segue carreira militar à frente do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). A nova unidade, parte do projeto de Reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), realiza atividades de defesa aérea e antiaérea. O COMAE inclui ainda transporte aerologístico, busca e salvamento, patrulha marítima e operações designadas pelo Ministro da Defesa.

“Sua carreira se confunde com a história recente do DECEA e é marcada por uma profunda experiência com mais de 22 anos dedicados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica durante discurso.

O Tenente-Brigadeiro Rossato destacou, ainda, a lista de realizações que contribuíram para consolidar o controle do espaço aéreo brasileiro como referência entre os órgãos de destaque no cenário mundial. Também citou a recente premiação recebida pelo DECEA, em março deste ano, na categoria Inovação e Tecnologia, pela solução tecnológica de rede de comunicações operacional ATN-BR (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

Dirigindo-se ao novo Diretor-Geral, o Comandante da Aeronáutica disse estar convicto que fará um bom trabalho. "A perspicácia comprovada ao longo de sua carreira, aliada à sua irrefreável determinação, serão o combustível necessário para dar fluidez aos projetos em andamento, sem solução de continuidade. Consequentemente, permaneceremos seguros de que os propósitos do DECEA estarão sempre focados em nossa missão institucional e na segurança das operações aéreas”, ressaltou.

O evento contou com as presenças de ex-Comandantes da Aeronáutica; membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica; presidentes, diretores e representantes de companhias aéreas, aeroportuárias e da indústria aeroespacial brasileira; autoridades do poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; comandantes, chefes e diretores de organizações militares.

Novo Diretor-Geral - O Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas ingressou na FAB em 3 de Março de 1975 e foi promovido ao atual posto em 31 de julho deste ano. Além dos cursos de carreira, possui formação nas áreas de: Instrução de Voo, Líder de Esquadrão da Aviação de Caça, Combate Eletrônico, Inspetor de Aviação Civil e Tráfego Aéreo Internacional. Cursou ainda Gestão Orçamentária e Financeira, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Federal Fluminense.

Piloto de caça, soma mais de quatro mil horas de voo. Exerceu entre os principais cargos: Chefe da Seção de Instrução Especializada do 2º/5º Grupo de Aviação, Comandante de Esquadrilha do 1º/4º Grupo de Aviação, Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Fortaleza, Chefe da Divisão de Produção e Divulgação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Assessor Especial para Assuntos de Aeronáutica da Presidência da República, Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional, atualmente denominado Ala 3.

DECEA - O DECEA é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro de uma aérea de 22 milhões de Km2. Subordinado ao Comando da Aeronáutica, é o órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, que inclui 13 organizações subordinadas, responsáveis pela execução operacional das atividades.