EVENTO

DECEA realiza Simpósio de Segurança Operacional

Publicado: 2017-08-08 16:10:48
O foco foi promover qualidade e eficiência na segurança do serviço dos controladores

O público-alvo foram os controladores de vooO Simpósio de Segurança Operacional promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), reuniu controladores de tráfego aéreo, pilotos, representantes da Concessionária Riogaleão e companhias aéreas, nos dias 1 e 2 de agosto, no Rio de Janeiro (RJ).

“O objetivo é promover um debate de uma forma bastante heterogênea e de diversos temas sobre segurança operacional, além dos fatores que impactam na qualidade, na eficiência e na segurança da prestação do serviço dos controladores”, afirmou o Comandante do DTCEA-GL, Major Fábio Carneiro Lourenço Barbosa.

Abrindo a série de palestras, o Diretor de Operações Aeroportuárias da Concessionária Riogaleão, Alan Advíncula Veras, falou sobre o "Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO)". “Destaco as boas práticas, desafios da aviação e medidas de prevenção para a segurança no aeroporto. Comunicação, integração e transparência nas nossas ações fazem a diferença”, disse.

Em sua apresentação, o Coordenador de Operações da Riogaleão, Paulo Sergio de Jesus Barcellos, apresentou o "Apron Control" da Riogaleão, sistema que gerencia o movimento de aeronaves, equipamentos, veículos e pessoas no pátio do aeroporto. “É o primeiro terminal brasileiro a implantar esse serviço, aumentando a segurança e a agilidade na movimentação dos aviões durante o taxiamento”, ressaltou.

 O Coronel Silverio falou sobre acidentes e incidentes aeronáuticosO tema "Acidentes e Incidentes Aeronáuticos" foi apresentado pelo Coronel Eduardo Silverio de Oliveira, Chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes e Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA) do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). O oficial estimulou uma reflexão sobre segurança operacional no contexto do tráfego aéreo. “As ferramentas do SGSO são fundamentais para o processo de tomada de decisão pela direção e têm o propósito de identificar perigos e riscos associados à operação, além de adotar medidas eficazes para contê-los”, declarou.

A companhia Gol Linhas Aéreas expôs sobre o desempenho e a operação do Boeing 737NG. “Nosso propósito é ampliar o conhecimento sobre as reais capacidades da aeronave, contribuindo para otimizar o gerenciamento de fluxo, eficiência das operações e mitigar todo e qualquer risco à atividade aérea que possa ser criado pelo desconhecimento destas capacidades”, esclareceu o comandante da Gol, Rodrigo Coelho.

O Chefe da Seção de Normas de Busca e Salvamento do DECEA, Tenente-Coronel da Reserva Jair Sampaio, destacou as funcionalidades do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) e as responsabilidades dos órgãos de controle de tráfego aéreo na prestação do serviço de alerta, especialmente na execução da Busca Preliminar por Comunicações (PRECOM).

O objetivo foi melhorar a qualidade e a eficiência na prestação dos serviçosAs ferramentas de prevenção dos processos da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA) foram abordadas pelo Tenente Robson Adelson Oliveira. O oficial também falou sobre o Relatório de Prevenção de Voo (RELPREV), uma ferramenta criada para coletar informações essenciais à prevenção, gerenciada pelo profissional da segurança de voo da organização. “O RELPREV é uma forma de reporte voluntário das condições de perigo observadas na atividade aérea. Estamos aqui para abrir a nossa mente para a prevenção”, relatou.

No discurso de encerramento, o Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Eduardo Wanderley Mano Sanches, ressaltou a participação de todos para a segurança das operações. “Estou comprometido com a segurança operacional. Cada um de vocês é importante para a missão”, concluiu.