TRANSPORTE DE ÓRGÃOS

FAB transporta órgão vital de Londrina (PR) para São Paulo (SP)

Publicado: 2017-08-01 16:00:06
O órgão ajudará a restabelecer a saúde do jovem receptor que luta contra diabetes há 18 anos

Desembarque em São Paulo (SP)O 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (4º ETA), sediado na Ala 13, foi acionado para realizar o transporte de um pâncreas de Londrina (PR) para São Paulo (SP), na madrugada de domingo (30/07). O jovem receptor A.F.C.S, de 31 anos, é diabético e precisava do órgão para recuperar sua saúde.

Embora parecesse apenas mais um domingo, para A.F.C.S e sua família foi um dia especial. Após 18 anos de lutas contra a diabetes e uma cirurgia de transplante de rins, doado pelo próprio irmão, ele recebeu um pâncreas para ajudar no tratamento.

"Devido à diabetes, tenho muitas restrições e limitações na minha saúde, então o pâncreas era o órgão que estava mais ansioso para receber. Não estava preparado, dá até um pouco de medo, não consigo me imaginar vivendo sem esse problema, é muita emoção. O trabalho da Força Aérea é muito bacana, está ajudando não só a mim, mas a muitas pessoas; a rapidez com que um órgão chega a seu destino é incrível, só tenho a agradecer. Esse trabalho tem que continuar", declarou o jovem.

No Hospital Leforte, o cirurgião Beymar Zeballos ressalta a importância da atuação da Força Aérea para seu trabalho. "Estou há 15 anos realizando transplantes. Eu e minha equipe sempre contamos com a FAB. A ajuda é ótima, viabiliza o transporte, já que não dependemos mais de voos comerciais e, sendo assim, ganhamos tempo para implantar os órgãos, salvando cada vez mais vidas", ressalta.

Segundo o Chefe da Seção de Operações do Esquadrão de Voo da Ala 13, Major Anderson Guimarães da Cruz, somente em 2017, 33 missões foram cumpridas pelas aeronaves C-95 Bandeirantes e C-97 Brasília do 4º ETA, totalizando 43 órgãos transportados em mais de 140 horas de voo.