REGATA 24 HORAS

Brasília recebe competição de regata em homenagem a Santos-Dumont

Publicado: 2017-07-22 18:40:58
Evento conta com a participação de 19 embarcações em diversas categorias

“Bons ventos e boa sorte aos competidores”. Assim foi dada a largada da 29ª edição da tradicional Regata 24 horas, promovida pelo Clube da Aeronáutica de Brasília. O evento ocorre neste sábado (22/07) e domingo (23/07), no Lago Paranoá, em Brasília (DF), e conta com a participação de 19 embarcações e cerca de 100 velejadores.

A largada ocorreu às 12 horas deste sábado, na Sede Náutica do Clube da Aeronáutica de Brasília, com o disparo de um tiro de canhão. A competição faz parte das comemorações do aniversário de 144 anos de Santos-Dumont, o patrono da Aeronáutica.

O evento ganhou o status de a maior regata em águas abrigadas do mundo. O Presidente do Clube da Aeronáutica de Brasília, Major-Brigadeiro do Ar Ruy Chagas Mesquita, fala da relevância do evento. “O esporte à vela foi sempre uma tradição no Clube. Nós somos um indutor, um incentivador do esporte no Distrito Federal”, ressalta.

Mesmo sem mar, Brasília é a quarta unidade da federação com a maior frota de veículos náuticos do país. De acordo com o Major Aviador Gregore Denicoló, coordenador do evento há quatro anos, a capital federal já atraiu alguns grandes nomes da vela. “Aqui velejaram campeões olímpicos, como os irmãos Torben e Lars Grael”, lembra.

Frederico Menezes participa do evento há cerca de dez anos e fala da expectativa para esta edição. “É sempre um desafio participar deste evento. Estamos bem animados para fazer uma boa regata e completar as 24 horas”, disse.

O público também ficou animado com as embarcações. Janaina Lima Costa estava a passeio pelo clube com as amigas e se surpreendeu com o evento. “Nunca tinha participado de nada parecido. Fiquei surpresa com o disparo do tiro de canhão”, declarou.

As embarcações competem em várias classes, como nos grupos RGS-DF Regata A e B, Cruzeiro, SMP2, Flotilhas Delta 26, Ranger 22, Fast 23 e Velamar 22. Será o vencedor quem percorrer o maior espaço velejado dentro das 24 horas. A premiação dos competidores está marcada para o dia 27/07.

Confira como foi o primeiro dia de competição:

Fotos: Sgt Johnson Barros e Sgt Bianca Viol