Escola Preparatória de Cadetes do Ar chega aos 60 anos como referência educacional no País
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) celebrou 60 anos de sua fundação na última sexta-feira (22). Situada na cidade de Barbacena-MG, a escola forma atualmente uma média de 170 alunos por ano e prepara jovens de todo o Brasil para a carreira de oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante a cerimônia foram homenageados os alunos pioneiros da primeira turma da EPCAR, de 1949, e lançado um selo comemorativo pelos Correios. Ao final, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) apresentou suas clássicas acrobacias para o público mineiro.
Conhecida como o Nascente do Poder Aéreo, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro-do-Ar Alvani Adão da Silva destacou a excelência do ensino ministrado na escola e a honra de estar no comando em uma data tão significativa. “Tenho um enorme orgulho de fazer parte desta festa. Aqui se formam cidadãos com nobres valores”. Competições esportivas, sarau artístico, missão ACISO (ação cívico social) e palestras históricas também fizeram parte das celebrações durante a semana.
Participaram da solenidade militar o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, o Comandante de Departamento de Ensino (DEPENS), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Antonio Pinto Macêdo, oficiais-generais do Alto-Comando, a prefeita de Barbacena, Danuza Bias Fortes, além de militares do Exército e Marinha, das Forças Auxiliares e autoridades civis da região.
A EPCAR vem se destacando nos últimos anos pelos excelentes resultados em diversos concursos vestibulares e em olimpíadas acadêmicas. Em 2008, a escola obteve a 8 ª colocação no ranking das melhores médias no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).