SOCIAL

Segundo Comando Aéreo Regional promove ACISO em escola estadual de Macaparana (PE)

Publicado: 2017-06-08 09:00:00
Cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da instituição de ensino, foram atendidas

Crianças aprenderam como fazer higiene bucal corretamenteO Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE), realizou na última sexta-feira (02/06) uma Ação Cívico-Social (ACISO) na Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes, que leva o mesmo nome do Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB), na cidade de Macaparana, no agreste do estado. A atividade contou com a parceira da Odontoclínica de Aeronáutica, do Hospital de Aeronáutica, do Grupamento de Apoio e do COMAR, todos localizados na capital pernambucana. Os militares se deslocaram à cidade, para atender cerca de 600 pessoas entre alunos, professores e funcionários da instituição de ensino.

Foram oferecidos atendimentos odontológicos nas áreas de dentística e cirurgia, além de prevenção por meio do “escovódromo", com a distribuição de kits com escova e creme dental e orientação quanto à importância da higiene bucal. "Evento muito bom, primeira vez que participo e não tinha conhecimento nem orientações da importância de higiene bucal. Eu adorei e espero que a Força Aérea possa vir mais vezes", ressaltou a aluna do 7º ano, Maria Gabriela da Silva, que participou do escovódromo.Atendimento de clínica médica

Também foram realizados atendimentos individuais nas áreas de clínica médica, ginecologia e nutrição e em grupos focais com orientações nutricionais e educação sexual. "Para mim foi maravilhoso porque não temos médicos disponíveis na cidade. Foi a oportunidade que tive de ser atendido e tirar algumas dúvidas”, ressaltou o aluno do 8º ano, Janilton Sefarim. Já as psicólogas da FAB deram palestras sobre “Motivação e autoestima”, “Violência infanto-juvenil” e “Prevenção ao uso e à dependência de drogas”.

A Banda de Música fez uma apresentação para as crianças e os adolescentes. Além disso, o Museu de Aeronáutica de Recife levou uma parte do seu acervo para exposição, distribuiu revistas e materiais institucionais, mostrou um pouco da história da FAB e divulgou as formas de ingresso na instituição.

A cerimônia de abertura da ACISO foi presidida pelo Comandante do II Grupo focal com nutricionista da FABCOMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar. Na oportunidade, o oficial-general destacou aos alunos a importância do estudo, bem como do comprometimento com os deveres cívicos e escolares, a fim de construírem uma sociedade produtiva, empenhada com o bem comum.

Também estiveram presentes o Prefeito de Macaparana, Maviael Cavalvanti; o Deputado Estadual Antônio Moraes; o Presidente da Câmara dos Vereadores de Macaparana, José Ivaldo; a Secretária Municipal de Educação de Macaparana, Lindiane Sarinho; e a atual gestora da escola, Janaíse Faustino.

História

A Escola Estadual Brigadeiro Eduardo Gomes foi fundada em 1945. No início, possuía apenas três salas destinadas ao ensino primário. Em 1959, a instituição passou a ser gerida pelo estado de Pernambuco e, atualmente, tem cerca de 500 alunos matriculados, com turmas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.Apresentação da Banda de Música

Anita Moraes, fundadora da escola, era uma pessoa à frente de seu tempo. Entrou para a política, vindo a ser a primeira prefeita de um município do estado de Pernambuco. Em 1934, ingressou na União Democrática Nacional, ocasião em que conheceu o Brigadeiro Eduardo Gomes, o qual foi candidato a presidente, duas vezes, por esse partido. Da admiração da família Moraes pela história de vida, honradez e caráter do Brigadeiro Eduardo Gomes, veio a homenagem de dar o nome do oficial-general à primeira escola da cidade de Macaparana.

 

Fotos: Cabo Jefferson e Soldado Pedro Silva