INTERNACIONAL

FAB participa de evento sobre as operações de paz da ONU

Publicado: 2017-02-01 14:10:00
Um oficial representou a instituição no evento realizado em Nova Iorque (EUA)

Entre os dias 16 a 27 de janeiro, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA, foi realizada a reunião do "Contingent-Owned Equipment Working Group 2017 (COE WG 2017)". A reunião ocorre a cada três anos e tem como finalidade a revisão e edição do manual afeto ao "Contingent-Owned Equipment (COE)". O documento é de suma importância para a condução das Operações de Manutenção da Paz, pois, aborda assuntos referentes aos reembolsos aos países contribuintes de tropa.

O Ministério da Defesa designou, por intermédio da Portaria nº 2538/GM/MD, de 05 de dezembro de 2016, uma comitiva com
posta por oficiais das três Forças singulares, sendo três da Marinha do Brasil, dois do Exército Brasileiro e um oficial da Força Aérea Brasileira, para participação no referido evento representando o Brasil.
 
"Poder participar de um evento internacional, com a presença de representantes dos 193 estados membros da ONU e ter colaborado para a melhoria das condições de nossas tropas no Haiti e dos peacekeepers de um modo geral, foi uma experiência única e muito gratificante", afirma o Major de Infantaria Dailo Gonçalves de Aquino Júnior, do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), representante da FAB na comitiva do COE WG 2017.

Avanços significativos foram obtidos pela comitiva no encontro, proporcionando um maior reembolso ao Brasil, que hoje possui papel relevante nas Missões das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) - onde a Força Aérea Brasileira participa com três oficiais e um graduado no Estado-Maior e com um Pelotão de Infantaria da Aeronáutica.