ORDEM DO DIA

Dia da Engenharia da Aeronáutica 2016

Publicado: 2016-10-28 06:20:00
Data é comemorada no dia 28 de outubro

Em 1943, o então Tenente Coronel Casimiro Montenegro, aviador e engenheiro aeronáutico, chefe da Subdiretoria de Técnica Aeronáutica da Diretoria de Material do recém-criado Ministério da Aeronáutica, foi aos Estados Unidos conhecer o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o famoso MIT. A partir dessa visita, nasceu o sonho de criar uma Organização inspirada nesse renomado Instituto. Numa época em que o Brasil tinha indústria incipiente, até mesmo para produtos elementares, esse entusiasta encampou a ideia da criação de um centro que envolveria todos os processos da atividade aeronáutica: ensino, pesquisa, desenvolvimento e indústria. Certa feita, com as atividades de implantação do CTA ainda em fase inicial, Casimiro Montenegro apresentou o campus para um grupo de membros do Estado-Maior da Aeronáutica. Ao final da visita, com a empolgação que lhe era peculiar, declarou: “Tudo isto, senhores, constituirá o Centro Técnico da Aeronáutica.” Ao que reagiu o chefe da comitiva se despedindo: “Até a vista, Júlio Verne!” Essa era a expectativa em torno do projeto que se iniciava cercado de surpresa e dúvida em relação à adequação e viabilidade de sua realização.

É com muito orgulho que a Engenharia da Aeronáutica reverencia o seu patrono, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, na data do seu nascimento, e homenageia o brasileiro visionário, cujas ações colocaram o Brasil no patamar das Nações detentoras de indústria aeronáutica de alta tecnologia, indispensável para a soberania do país.

Além do papel relevante na área de ciência e tecnologia, a Engenharia se fez presente desde o surgimento do Ministério da Aeronáutica atuando de forma destacada nas mais diversas áreas. Para citar algumas: construção da infraestrutura inicial da Força Aérea, com a implantação de Bases Aéreas, unidades de serviços hospitalares, unidades de ensino, próprios nacionais e infraestrutura aeroportuária; apoio na integração da região amazônica através do trabalho destacado da COMARA; criação de um sofisticado conjunto de parques de material aeronáutico, responsável por vencer os desafios logísticos das dimensões do País; construção do sistema de controle do espaço aéreo com projeto pioneiro e adaptado às especificidades nacionais e implantação de um sistema de comando e controle de última geração, incluindo o Núcleo do Centro de Operações Espaciais.

O termo engenheiro tem origem no latim. É proveniente de duas palavras: ingeniare e ingenium, que significam respectivamente, inventar e inteligência. Daí, podemos inferir que o engenheiro é aquele profissional que deve buscar soluções criativas para problemas complexos. Mas a esses profissionais não basta criar, é necessário realizar, implementar e concretizar. O engenheiro precisa de desafios constantes. E os desafios futuros são gigantescos.

O Comando da Aeronáutica vem promovendo uma reestruturação organizacional, denominada Força Aérea 100, que visa acompanhar as transformações que estão ocorrendo em nível global. Adequar-se à realidade, seja quanto à comunicação, limites orçamentários, organização dos processos ou, primordialmente, ao desenvolvimento tecnológico, é condição fundamental para responder aos desafios que se apresentam nos nossos tempos e que se vislumbra para tempos futuros.

E é nesse contexto que a Engenharia se apresenta, unindo o conhecimento científico ao propósito de resolver problemas, oferecendo profissionais habilitados para contribuir com o desenvolvimento tecnológico da Força Aérea Brasileira em busca da competência necessária para o enfrentamento dos desafios do presente e do futuro. A aplicação do conhecimento assume condição cada vez mais estratégica. A capacidade criativa e de realização, mais do que nunca, é aquela que determinará o sucesso na missão. Portanto, é necessário, cada vez mais, aproximar as atividades de concepção e de execução, mediadas por uma gestão ágil e eficiente.

Caros profissionais da Engenharia da Aeronáutica, hoje é dia de reconhecer e agradecer o valioso trabalho realizado pelos senhores e senhoras em prol de nossa Força Aérea e, consequentemente, do país. Destacar o trabalho desenvolvido pelas escolas de formação e preparação: ITA, CPOR e CIAAR, hoje aqui homenageadas, que disponibilizam profissionais cada vez mais capacitados, motivados e comprometidos com os objetivos do COMAER. Reconhecer o papel desempenhado por todos os engenheiros da Aeronáutica, incluindo militares de todos os quadros, funcionários públicos civis – que nesta data também comemoram o seu dia; enfim, todos aqueles que desenvolvem trabalhos relacionados com as engenharias da Força Aérea Brasileira.

Prezados engenheiros, o trabalho dos senhores e senhoras foi, é, e sempre será fundamental para a construção do passado, presente e futuro da Força Aérea Brasileira.

Obrigado pela presença de todos neste evento.

Parabéns pelo dia da Engenharia da Aeronáutica!!


Maj Brig Eng Fernando Cesar Pereira Santos
Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial