SOCIAL

Forças Armadas realizam mais de 1,6 mil atendimentos no interior do Amazonas

Publicado: 2016-10-20 12:00:00
Um hospital de campanha foi montado no local com várias especialidades médicas

FAB realizou atendimentos no interior do AmazonasMilitares da Força Aérea, da Marinha e do Exército realizaram mais de 1,6 mil atendimentos e procedimentos em uma Ação Cívico-Social (ACISO), no município de Iranduba, distante 40 quilômetros de Manaus, entre os dias 16 e 18 de outubro. A atividade fez parte da Operação Amazônia, coordenada pelo Ministério da Defesa.

ACISO fez parte da Operação AmazôniaOs atendimentos foram realizados em um Hospital de Campanha (HCAMP) montado no município. Participando pela primeira vez de um HCAMP na Amazônia, o Tenente Médico Rafael Franco Raso, do efetivo do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), localizado no Rio de Janeiro, falou sobre as características dos pacientes que participaram das consultas.

“O que mais chamou a atenção foi a carência da população. Houve muita procura. Atendemos mais de 1.500 pacientes e, quanto mais ficássemos, mais atenderíamos”, disse.

A missão reuniu cerca de 40 militares da área de saúde. Durante os três dias de ação, a população teve acesso a atendimentos em cerca de dez especialidades, como ginecologia, pediatria, ortopedia e cardiologia, e a possibilidade de fazer alguns exames, como ultrassonografia e raio X.

Foram realizados mais de 1.600 atendimentos e procedimentos “A grande diferença que encontrei nos pacientes dessa missão foi a gratidão deles. Eu sou ortopedista e, às vezes, não dá para fazer o tratamento completo na missão porque alguns demoram. Mas, só de poder dar atenção ao paciente, ele agradece muito. Também sinto uma sensação boa de ajudar”, explicou o Tenente Raso.