EXPOSIÇÃO

Mais de 50 mil pessoas conhecem réplica do novo caça da FAB

Publicado: 2016-10-18 14:50:00
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da instituição e as formas de ingresso na Aeronáutica

Mais de 50 mil pessoas puderam ver de perto a réplica do futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB), o Gripen NG, em Ribeirão Preto (SP). A réplica ficou exposta no Ribeirão Shopping no período de 4 a 15 de outubro.

Os visitantes tiveram a oportunidade de entrar no cockpit do Gripen, conversar com aviadores da FAB sobre as funcionalidades da nova aeronave de caça e entender a importância do projeto FX-2 para o Brasil. Eles também puderam ver uma exposição com as melhores fotos do Flickr da FAB

“Muito legal. Uma experiência muito boa, só de sentar e olhar a aeronave. Sinto que um dia vou chegar lá e vou pilotar também. É bonito demais”, declarou a estudante Marrie, a primeira a entrar no cockpit da aeronave na exposição.

Os interessados em ingressar na Força Aérea tiraram dúvidas com os militares presentes sobre a carreira militar e sobre o trabalho realizado pela instituição.

“A aproximação com a população é muito importante. Muitos desconhecem o trabalho realizado pela Força Aérea Brasileira. Esse contato aproxima a Instituição da sociedade brasileira e mostra a importância da missão da FAB. É uma oportunidade para levar informação e esclarecer dúvidas”, afirma a Tenente Aimée da Cunha Carmo, uma das coordenadoras da exposição.

Na abertura do evento, cerca de 500 adolescentes, de 13 a 19 anos, de escolas municipais da região assistiram a uma palestra do Major Aviador Igor Rocha sobre carreira militar. Ainda durante o período de exposição, a Tenente Vanessa Ortolan dos Anjos realizou uma apresentação sobre formas de ingresso na FAB para mais de 300 alunos de ensino médio de São Paulo.

“O contato com os alunos foi importante, porque eles puderam conhecer melhor o trabalho da Força Aérea Brasileira, as formas de ingresso e ainda tirar dúvidas sobre a carreira militar”, declara a Tenente Vanessa.

A exposição também incentivou a ação solidária de doação de alimentos por parte dos visitantes. Foi arrecadada cerca de uma tonelada de donativos que foram doados a três instituições de caridade da região: Marília da Creche, Vovó Meca e Associação Maria do Nazaré. A campanha deve atender mais de 400 crianças carentes.

PROJETO FX-2 – O projeto consiste na aquisição de 36 novas aeronaves de caça Gripen NG de múltiplo emprego. O caça sueco é um modelo supersônico monomotor projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo sob quaisquer condições meteorológicas.

A versão brasileira, desenvolvida em parceria com empresas locais, contará com modernos sistemas embarcados, radar de última geração e capacidade para empregar armamentos de fabricação nacional.

Os 36 caças Gripen NG serão entregues à Força Aérea Brasileira entre 2019 e 2024. Todos ficarão sediados na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Com 14,1 metros de comprimento e 8,6 metros de largura, o Gripen NG atinge mais de duas vezes a velocidade do som e possibilitará que os pilotos da FAB sintam até nove vezes a força da gravidade quando fizerem manobras.