RIO 2016

Ministro dos Transportes conhece Sala Master no dia da abertura das Olimpíadas Rio 2016

Publicado: 2016-08-05 18:15:00
Sala foi ativada no dia 20 de julho no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA)

Foram anos de preparação e expectativa e finalmente chegou o grande dia. Hoje, cinco de agosto, às 8 da noite, horário de Brasília, será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Aproximadamente 70% dos representantes das 206 delegações oficiais já estão em solo brasileiro. Segundo informações do Comitê Rio2016, de um total de 10.500 atletas que participam das competições, 8.084 estão alojados na Vila Olímpica, em hotéis da cidade-sede e das localidades onde acontecem as partidas de futebol, além de navios e outras acomodações.

O deslocamento dos esportistas e delegações e sua chegada por aqui foi acompanhado em tempo real pela Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (DECEA), com a missão de coordenar as demandas de tráfego aéreo durante o período do evento.

Pela manhã, o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, recepcionado pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, fez uma visita ao CGNA, que contou ainda com a presença do Diretor-Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, e do presidente da Infraero, Antônio Claret de Oliveira.

De acordo com o Coordenador da Sala Master, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, desde o dia 20 de julho, quando foi ativada, todos os voos da família olímpica foram acompanhados, desde os primeiros dirigentes. “Até o final do dia de hoje teremos cumprido nossa missão”, enfatizou.

Neste período, não houve atrasos, voos alternados e problemas na chegada de nenhum Chefe de Estado, do momento do voo até o receptivo em solo. “Isto reflete exatamente o que colocamos em prática durante todos estes anos, estes meses que trabalhamos para este momento que está chegando, culminando no dia de hoje com a abertura dos Jogos Olímpicos”, completou o Brigadeiro Luiz Ricardo.

O Diretor-Geral do DECEA acredita que o planejamento foi fundamental para que este evento se torne mais um sucesso do DECEA no que diz respeito ao controle do espaço aéreo. “Foram muitas lições aprendidas em todos os grandes eventos que tivemos por aqui nos últimos anos e, evidentemente, ninguém duvida, de que este é o maior de todos e o mais importante, porque reúne uma quantidade de países significativa e o mundo passa a olhar o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro”, comentou o Tenente-Brigadeiro Aquino.

Já a expectativa do Ministro Quintella é de que os Jogos Olímpicos do Rio sejam sucesso absoluto, principalmente, pela experiência brasileira com grandes eventos, como a Rio + 20 e Copa do Mundo FIFA 2014.

“O planejamento vem sendo feito há muito tempo para este momento tão especial que é a realização do maior evento esportivo do mundo. Com esta integração, não só da parte aeroportuária, mas da segurança, da inteligência, o Brasil vai se sair muito bem e vamos realizar grandes jogos na Rio 2016”, finalizou o Ministro.

Assista à entrevista