RIO 2016

Grupo de trabalho checa aeronaves de transmissão de imagens das Olimpíadas

Publicado: 2016-08-07 10:00:00
Comissão é composta por 13 militares das três Forças Armadas

Quatro aviões, sete helicópteros, dois drones, além de motos e viaturas responsáveis pela transmissão de imagens dos Jogos Olímpicos foram checados na semana passada por uma comissão convocada pela Assessoria Especial de Grandes Eventos do Ministério da Defesa. O grupo, composto por 13 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica, inclui pilotos e engenheiros especialistas em telecomunicações.

“Nossa tarefa foi verificar todos os hardwares e sistemas de antenas instalados na aeronave que fazem a transmissão de dados e imagens para as olimpíadas. Como esses equipamentos operam em radiofreqüência, checamos, juntamente com a Anatel, para certificar que não haja interferência na parte de tráfego aéreo, de controle, radares, comunicação, bem como também interferência nos dados e imagens dos Jogos para o resto do mundo”, explica o Capitão Aviador Alexandre Padilha, membro do grupo.

Os helicópteros e os drones foram vistoriados em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro. Já a inspeção dos aviões ocorreu no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos. O trabalho compreende duas etapas. Em solo são verificados os equipamentos trazidos pelas empresas estrangeiras de transmissão para o Brasil. Já em vôo é checado o funcionamento desses aparelhos.

“Toda essa parte de solo quanto a aérea foca na segurança e no desconflito das freqüências e sinais utilizados durante nossos jogos olímpicos”, explica o Major Aviador Nélson Alex Roso.

A verificação das aeronaves e drones deve continuar durante toda a Olimpíada, conforme detalha o Coronel do Exército Brasileiro Francisco Eduardo Medved, chefe do grupo de inspeção.

“Todas as vezes que qualquer dessas aeronaves pousar aqui em Cabo Frio, um militar da Força Aérea irá fazer uma vistoria e o monitoramento de qualquer atividade operacional realizada com a aeronave”, afirma o Coronel. 

 Veja aqui a matéria