RIO 2016

Sargento Jorge Vides busca medalhas em duas provas do atletismo nos Jogos Olímpicos

Publicado: 2016-07-25 09:30:00
O atleta vai competir nos 200m rasos e no revezamento 4x100

A partir de hoje, você vai saber mais sobre os atletas da Força Aérea Brasileira que participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A cada dia, traremos a história de um desses competidores.

O primeiro a ser apresentado é o Sargento Jorge Henrique Vides, do atletismo.

 

Sargento Jorge Vides treina para Rio 2016O menino que sonhava ser jogador de futebol, hoje busca conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos no atletismo. O Sargento da Força Aérea Brasileira Jorge Henrique Vides, 23 anos, vai competir nos 200 metros e, em companhia de outros três sargentos do Exército Brasileiro, no revezamento 4x100. “Será uma grande alegria para mim, disputar essas Olimpíadas, principalmente por ser aqui no Brasil. Espero que a torcida nos apoie muito”, afirma militar.

Nascido em São João do Meriti (RJ) o jovem começou no atletismo aos 17 anos. “É um pouco tarde para quem começa, mas deu tudo certo”, avalia o atleta que em seis anos iniciou na modalidade e já conseguiu índice olímpico. A altura de 1,92m favorece a velocidade durante as provas. “Eu sinto um pouco de dificuldade na saída de bloco, mas depois que pego o ritmo, isso me ajuda bastante”, descreve.

O passaporte para a Rio 2016 veio no Troféu Brasil de Atletismo, realizado em São Bernardo do Campo (SP), no início de julho. Vides conquistou a medalha de ouro nos 200m com o tempo de 20.40 segundos, superando em 10 décimos o índice olímpico.

Sargento Vides, o primeiro da esquerda para direitaEntre os adversários que deve enfrentar nesta edição dos Jogos, Vides destaca os atletas da Jamaica, Estados Unidos, Japão, Trinidad e Tobago, China, Holanda e Barbados.

Um dos pontos mais críticos do revezamento 4x100 é o momento da transição do bastão entre os atletas da equipe. Isso foi muito treinado pelos atletas. “Nesse momento é necessário ter muita concentração. É preciso acertar as passadas dos atletas para não haver erros”, explica o Sargento Vides.

O militar também destaca o apoio que tem recebido da Força Aérea Brasileira, desde que foi incorporado em janeiro de 2015. “Toda a estrutura que nos é oferecida nos ajuda muito em nossos treinos. Principalmente a pista de atletismo”, afirma o atleta. Há um ano o militar treina nas instalações da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Conheça as principais conquistas do Sargento Jorge Vides:
- Campeão (200m) do Troféu Brasil 2016.
- Campeão (200m) Íbero-americano em 2014.
- Campeão (4x100m) Sul-americano em 2013.
- 3º colocado (200m) no Sul-americano em 2013.
 

Saiba mais sobre a participação da FAB nas Olímpiadas.

Assista ao depoimento e conheça melhor a trajetória e as expectativas do atleta: