AJUDA HUMANITÁRIA

FAB transporta fígado para transplante de Salvador para Recife

Publicado: 2016-06-10 10:22:45
A aeronave saiu de Recife (PE) foi a Salvador (BA) pegar o órgão e depois voltou para Recife

  A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o transporte de um fígado para transplante de Salvador (BA) para Recife (PE), nesta quinta-feira (09/06). A solicitação foi feita pela Central Nacional de Transplantes (CNT) ao SALVAERO-Recife que coordenou a operação com o Segundo Comando Aéreo Regional  (II COMAR), também localizado na cidade.

"O SALVAERO apoia, dá suporte a comunicação entre órgãos para que haja o sucesso na missão de salvaguarda da vida humana", explica o Tenente Alexandre Antunes da Silva, do SALVAERO-Recife, que participou da coordenação da operação.

O Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2°ETA) foi acionado em Recife e seguiu para Salvador com uma equipe composta por três tripulantes e uma enfermeira do Hospital Real Português. A aeronave C-95 Bandeirante, comandada pelo Tenente Cayo Cesar, decolou da cidade às 19h10, pousou na capital baiana às 21h03 e, às 23h35, já estava de volta a Recife. O doador é do sexo masculino e tinha 25 anos. Informações do paciente não foram passadas, já que são de caráter sigiloso. 

  “Foi um orgulho e satisfação muito grande poder cumprir essa missão. Desde que recebemos o acionamento, o mesmo teve um caráter e importância muito maior. Fizemos de tudo para que desse certo e o orgulho tomou conta de toda a tripulação”, ressaltou o Tenente Cesar.

Este é o primeiro transporte de órgão realizado pela FAB após a publicação do Decreto nº 8.783, de 6 de junho de 2016, da Presidência da República, que determina a disponibilização de meios aéreos a fim de cumprir missões específicas do Ministério da Saúde, especialmente da CNT.