PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 2602 > CTA RECEBE VISITA DA JUNTA INTERAMERICANA DE DEFESA

CTA recebe visita da Junta Interamericana de Defesa

Publicado: 2009-04-02 16:27:00

A sede e organizações do Comando-Geral de Tecnologia de Aeroespacial (CTA) receberam, na sexta-feira, dia 27 de março, a visita de delegados da Junta Interamericana de Defesa (JID), que colaboram na identificação de soluções aos desafios comuns na área de defesa e segurança que surgem no continente americano.

A comitiva, que começou sua primeira visita ao Brasil pela Amazônia, participou, em São José dos Campos (SP), de uma apresentação do CTA, e conheceu no Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) os projetos desenvolvidos nas áreas espacial e aeronáutica, entre eles o Programa Espacial Brasileiro.

Segundo o brasileiro e presidente da JID, Vice-Almirante Elis Treidler Oberg, a visita ao Brasil objetiva apresentar o país ao conselho de delegados. “Estivemos em Manaus e viemos aqui, para conhecer um centro de excelência tecnológica que é o eixo São Paulo-São José dos Campos”.

Na sua avaliação, a repercussão entre 21 representantes de países diferentes integrantes da comitiva é que a visita superou as expectativas. ”Estamos realmente descobrindo o Brasil”, acrescentou.

Ele acrescentou sobre a possibilidade de estudos conjuntos com entidades brasileiras, adiantando que, no dia anterior, durante visita à Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), foi discutida uma proposta para a realização de estudos a respeito do emprego de forças de defesa em apoio humanitário a desastres naturais.

A diretora do Colégio Interamericano de Defesa (CID), instituição ligada ao JID, Vice-Almirante da Marinha Americana Moira Flanders, também aproveitou a visita ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) para discutir uma parceria entre as duas escolas. Segundo ela, com o acordo, os alunos do CID poderiam vir ao Brasil para debater com especialistas temas de interesse.

Uma aluna do CID, a Coronel da Força Aérea Americana Christine Voss Copp, disse que quer dividir a experiência da viagem com os colegas. Também pela primeira vez no Brasil, a oficial afirmou que vê a liderança do Brasil em muitos campos diferentes, sobretudo na área militar e de defesa. Ela destacou que os projetos do CTA impressionam muito. “Observa-se que há alta tecnologia e grandes competências de tecnologia em engenharia neste centro”, enfatizou.