OPERACIONAL

Em SC, tripulações de C-130 Hércules fazem exercício de busca e salvamento

Publicado: 2016-05-17 10:30:00
Atividade que reúne cerca de cem militares é realizada a partir da Base Aérea de Florianópolis

  Até a próxima quinta-feira (19/05), os Esquadrões Gordo (1º/1º GT) e Cascavel (1º GTT) realizam, a partir da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), o Exercício Operacional Manesar e Coral. A atividade tem como objetivo a formação e a manutenção operacional das tripulações em missões de busca e salvamento. Cerca de cem militares participam do exercício.

Durante este período, serão realizados procedimentos de busca no mar e na terra, lançamento de bote no mar e lançamento de fardo na terra. Todas essas ações são realizadas pelos observadores SAR (do inglês, search and rescue), militares especializados em realizar busca visual para encontrar a pessoa ou o objeto da busca. "Para mim é uma satisfação enorme participar deste grupo e poder colaborar nesta missão tão nobre e importante para a Força Aérea Brasileira de resgatar e salvar vidas", afirma o Suboficial André Luis Porto, observador SAR do Esquadrão Cascavel.

Para se tornar observador, o militar passa pelo Curso Teórico de Busca e Salvamento (CTBS) e depois participa de atividades práticas, a exemplo desse exercício que ocorre em Florianópolis.

Conheça mais sobre as operações de busca e salvamento da Força Aérea Brasileira: