RIO 2016

Formação de motociclistas batedores reforçam trabalho interagências para Jogos Olímpicos

Publicado: 2016-05-10 14:00:00
Militares da FAB e da polícia militar do RJ tiveram instruções tiveram instruções ao longo de dois meses

  III COMAR   III COMARO Pelotão de Motociclistas do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial do Rio de Janeiro (BINFAE-RJ) formou 18 novos motociclistas militares - batedores, em cerimônia realizada na última semana (05/05). O Curso de Motociclista Militar Batedor deste ano faz parte da programação de preparação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e reforçou o trabalho interagências, especializando militares da Força Aérea e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Durante os jogos olímpicos, o trabalho dos motociclistas militares será o de escoltar as delegações e as autoridades para que cheguem a tempo e com segurança aos eventos previstos. “O motociclista militar tem de estar preparado para fazer a escolta de batedores em qualquer situação a que seja designado”, afirmou o coordenador do curso, Tenente Infantaria Emerson Barreto de Azevedo.

  III COMARDurante dois meses, os militares receberam instruções de primeiros socorros, comunicações, mecânica, pilotagem básica, pilotagem avançada, abordagem a pessoas e a viaturas, pilotagem defensiva, armamento, munição e tiro, tiro embarcado, legislação, manobras evasivas, planejamento e técnicas de escolta.

O aluno destaque foi o Soldado PM Pablo Duarte Ferreira, do Batalhão de Polícia de Choque da PMERJ. “Conseguir esse brevê é uma realização pessoal e profissional, porque essa é uma atividade diferenciada na parte operacional. Para chegar a ser o primeiro precisei de muita dedicação, empenho e também contei com o espírito de companheirismo dos meus colegas de curso, o que rege a vida do motociclista”, relatou o soldado PM, que já tem o Curso de Ações Táticas de Moto Patrulhamento do BP Choque PMERJ.

A cerimônia presidida pelo Comandante do III COMAR, o Major-Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves contou com a presença de familiares e amigos dos formandos.