PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 2545 > ARTIGO é DESTAQUE EM SIMPóSIO INTERNACIONAL DE ENGENHARIA DE SISTEMAS

Artigo é destaque em Simpósio Internacional de Engenharia de Sistemas

Publicado: 2009-03-24 18:09:00

O pesquisador Carlos Lahoz, da Divisão de Eletrônica do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/AEL), será destaque no 19th INCOSE International Symposium, principal fórum internacional sobre Engenharia de Sistemas para o debate das mais recentes inovações e tendências da área.

Lahoz foi vencedor do prêmio “Best Student Paper - Brazil”, concurso promovido pelo INCOSE (International Council on Systems Engineering) e que premiou, também, um africano. O INCOSE custeará as despesas de viagem para apresentação e posterior publicação dos trabalhos nos anais da Conferência, que ocorrerá de 20 a 23 julho 2009, em Cingapura.

O artigo “ELICERE: A Process for Defining Dependability Goals for Critical Computer Systems” submetido ao comitê técnico do evento por meio da empresa Project Performance International (PPI), responsável por promover e organizar o evento no Brasil foi considerado de alta relevância para o desenvolvimento da Engenharia de Sistemas na categoria.

O artigo foi baseado no processo criado pelo autor, denominado ELICERE, tema de sua tese de doutorado e que se propõe a orientar a descoberta e a definição de metas de dependabilidade, como segurança, confiabilidade e disponibilidade, para os projetos de software crítico, com destaque para sistemas computacionais da área espacial. O trabalho de tese tem a orientação do professor João Batista Camargo Júnior da Escola Politécnica da USP.

Acredita-se que o processo de identificação de metas, que se transformarão em requisitos, é uma questão extremamente estratégica na condução de um projeto espacial, visto que falhas advindas de problemas como requisitos pobres, inadequados ou mesmo inexistentes podem contribuir fortemente para a perda de uma missão ou acidentes graves.

O IAE também será representado, no evento, pelo trabalho “Proposta de método para a estimativa da probabilidade de atendimento de requisitos funcionais de um produto”, escrito pelo capitão José Roberto de Paula, responsável pela apresentação em Cingapura, pelo capitão Christian Taranti e pela servidora Rosely Semabukuro. O artigo, aceito por vias normais de submissão, tem também como autor o professor José Henrique Damiani, do ITA.

O próximo Simpósio Internacional do INCOSE será em Chicago (EUA), em junho de 2010. Os interessados em participar do concurso “Best Student Paper – Brazil” devem submeter os “almost-ready papers” até novembro deste ano, para a intermediária PPI.

O contato da empresa é Maika Machado, telefone (12) 3923-9250 e e-mail [email protected]. O resultado da seleção será publicado até 15 de fevereiro do próximo ano.