FORMAÇÃO

Esquadrão Joker inicia instrução aérea com o A-29

Publicado: 2016-04-11 09:00:00
Este ano estão em formação 33 alunos, incluindo, dois oficiais estrangeiros

Aeronave pronta para a partida  1° Ten VieiraFuturos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram, nessa quinta-feira (07/04), a instrução aérea no Curso de Especialização Operacional da Aviação de Caça (CEO-CA). O treinamento é realizado pelo Esquadrão Joker (2°/5° GAV), localizado na Base Aérea de Natal (BANT).

Com mais de sessenta anos de história, o Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação é o responsável pela formação dos pilotos de Caça da FAB e ministrará, no ano de 2016, instrução para 33 alunos, sendo 31 Aspirantes recém-formados na Academia da Força Aérea (AFA), além de mais dois oficiais das Forças Aéreas Paraguaia e Uruguaia, que estão realizando intercâmbio.

O primeiro estagiário a realizar o voo foi o Aspirante a Oficial Carlos Fernando Mendes Ottoni. Após o briefing, já munido de seu equipamento, o aluno prosseguiu para a linha de voo e teve a oportunidade de comandar, ainda sob a tutela de seu instrutor, o Tenente-Coronel Gustavo Pestana Garcez, comandante do 2°/5° GAV, a aeronave A-29 Super Tucano, equipamento utilizado pelo Esquadrão Joker desde 2005 para treinamento dos pilotos de caça.

Asp Ottoni se preparando para dar a partida  1° Ten Av Vieira“O que eu achei de mais complexo no voo foi a transição do T-27 Tucano, aeronave que voei há pouco tempo na AFA, para o A-29. Principalmente o sistema aviônico, pois é bastante computadorizado. Além disso, percebi bastante diferença no peso do avião e na potência no momento da decolagem”, explica o Aspirante Ottoni.