CARREIRA

Profissionais de diversas áreas finalizam estágios de adaptação em todo o País

Publicado: 2016-04-06 10:20:58
A maioria dos formandos é da área de saúde

  O novo Aspirante a Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) Rodrigo Albuquerque dos Santos, médico amazonense, finalizou na última quinta-feira (31/03) o Estágio de Adaptação e Serviço realizado no Sétimo Comando Aéreo Regional, em Manaus (AM). “Aprendi muito. Por exemplo: o estilo de pontualidade, a meritocracia e a hierarquia. Valores que, às vezes, são esquecidos pela sociedade”, ressaltou o profissional que vai trabalhar no Hospital de Aeronáutica de Manaus (HAMN) e terá atividades como Ações Cívico-Sociais (ACISO) e Evacuações Aeromédicas (EVAM).

Como ele, mais 137 futuros oficiais temporários se formaram na última semana em Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Campo Grande (MS). As cerimônias foram realizadas quinta-feira (31/03):

Manaus (AM) - Um total de 17 médicos concluiu a primeira etapa do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS). Durante a formatura, os alunos fizeram juramento à Bandeira Nacional e foram designados Aspirantes a Oficial.

  A cerimônia foi realizada no Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR), em Manaus (AM), e reuniu militares e familiares dos formandos.

A formação militar dos novos oficiais durou 60 dias, período em que os alunos tiveram instruções militares, treinamento físico e aula de chefia e liderança. A turma também participou de um exercício de campanha em que aprendeu técnicas de sobrevivência na selva e na água, reconhecimento de animais peçonhentos, prática de construção de armadilhas, busca de alimentos, aulas de orientação, meios improvisados de flutuação e transporte de feridos.

 

  Recife (PE) - Dezesseis médicos e dez dentistas foram os formandos do Estágio de Adaptação e Serviço 2016 realizado pelo Segundo Comando Aéreo Regional (II COMAR), localizado em Recife (PE). A cerimônia contou com a presença de familiares e autoridades.

Os primeiros colocados, Aspirante Médico Marcelo Augusto, Aspirante Dentista Livia El Aouar e Aspirante Médico George Henrique, foram homenageados pelo Comandante do II COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Hugo Volkmer.

 

Rio de Janeiro (RJ) - O Rio de Janeiro foi a localidade com o maior número de formandos. Foram 76 novos Aspirantes a Oficial do Quadro de Oficiais Convocados de 2016 (QOCON/2016). Eles fizeram o juramento à Bandeira no Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR). A cerimônia, presidida pelo Diretor de Administração do Pessoal (DIRAP), Major-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, contou com a presença de autoridades e familiares.

O estágio também teve duração de 60 dias e foi dividido por meio de disciplinas e instruções, como ciências sociais e aplicadas, ciências militares e ciências aeronáuticas, entre outras. Um dos destaques foi o Exercício de Campanha, no qual a Turma Ares pôde aprender técnicas de sobrevivência, progressão no terreno, marchas, orientação e serviços de saúde.

“Eu estava nervosa, estava com medo, igual a todos, mas eu fui até o fim pelos meus irmãos de arma, eu venci, eu enfrentei tudo e é um orgulho imenso ser agraciada como destaque do Exercício de Campanha”, afirmou a Aspirante Médica Alessandra de Paula Aguiar.

Já o Aspirante Relchman, um dos primeiros colocados da turma, ressaltou a importância da união da equipe. “Na verdade não me considero o único destaque, todos nós somos destaques, pois servimos com muita dedicação, muito amor, força e energia. Estar aqui hoje é ver e viver um sonho realizado”, complementou.

Os novos Aspirantes a Oficial vão servir em Organizações Militares do Comando da Aeronáutica no Rio de Janeiro e poderão permanecer na ativa por um período de até oito anos.

  Fortaleza (CE) - A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) realizou a cerimônia militar de encerramento do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS/2016). Cinco médicos concluíram o curso.

Durante a cerimônia, presidida pelo Comandante Tenente-Coronel Aviador Frederico Casarino, a Aspirante Médica Andréa Silva Gondim recebeu uma homenagem por ter se classificado como a primeira colocada do Estágio.

 

Turma Tucano  Cb Marton

 Campo Grande (MS) - A cerimônia de conclusão do Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) de 2016 da Base Aérea de Campo Grande (BACG) foi realizada na capital sul-matogrossense. Foram formados 14 novos aspirantes a oficial da turma Tucano comporta por onze médicos, dois dentistas e um farmacêutico.

Os militares participaram por 60 dias do estágio de adaptação à vida militar, que incluiu aulas sobre regulamentos da Aeronáutica, armamento, ordem unida, além de treinamento físico e atividade de campanha.

O orador da turma, Aspirante Médico Guilherme Simões Luz Hilgert, destacou as mudanças trazidas pelo estágio nesses 60 dias. “Esse período reforçou em cada um dos novos aspirantes o patriotismo, a disciplina e o dever como militares que agora são”, destacou.