DIA DA MULHER

Campanha da BAFL incentiva doação de cabelos para mulheres em tratamento

Publicado: 2016-02-27 08:00:00
As mechas podem ser doadas até o dia 8 de março na unidade militar. Associação de Florianópolis recebe doações diariamente

Uma das atividDoação Cabelo 01  S2 Filhoades desenvolvidas na Base Aérea de Florianópolis (BAFL) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher - 08 de Março, é a Campanha de Doação de Cabelos, que serão destinados a mulheres em tratamento contra o Câncer. A entrega de mechas, lenços, chapéus e outros adereços deve ser realizada na Seção de Comunicação Social até o dia 08 de março.

O tratamento de quimioterapia enfrentado por uma amiga motivou a Major Intendente Juliana Ferreira Mendonça a cortar seus cabelos para doar. Ela decidiu deixá-los bem curtos, mas para as doações serem aproveitadas são necessários apenas 15 centímetros e não há restrição de sexo ou de idade. Além disso, os fios podem ter recebido qualquer tratamento químico, como escovas progressivas e tintura por exemplo. 

Em Florianópolis, a Associação de Voluntários do Centro de Pesquisas Oncológicas (AVOC-CEPON) recebe as mechas de segunda à sexta-feira, em horário comercial.  

Doação Cabelo 04  S2 FilhoFlávio Domingues, analista de sistemas aposentado e um dos voluntários da AVOC, ressalta a importância do Banco de Perucas para quem está enfrentando um tratamento contra o câncer. “Como analista de sistemas, estou acostumado a olhar os fatos através da lógica. Porém, ao vermos as pacientes ao entrarem por esta porta, muitas vezes deprimidas, e se transformarem experimentando as perucas e outros acessórios, depois saindo daqui iluminadas, não tem lógica que explique”, conta.

A AVOC também recebe doações de diversos adereços, como lenços, chapéus e enfeites para os cabelos. Além do Banco de Perucas, a Associação conta com várias atividades que auxiliam os pacientes paralelamente ao tratamento, como ensaios fotográficos, maquiagem e ações em datas festivas. A próxima ação será realizada na Páscoa.

Para doar suas mechas, observe as recomendações:

- Corte o cabelo com seu cabeleireiro de confiança e não deixe de avisar que deseja doar os fios;
- Separe em mechas e prenda com elásticos;
- Corte a seco;
- Após o corte, guarde em papel toalha e proteja da umidade – recomenda-se guardar em sacos plásticos; e
- Não há prazo para a doação após o corte.