Primeiro voo solo do ano é celebrado na AFA
O Cadete Aviador Ivan Campos Braga, a bordo da aeronave T-27 Tucano, realizou, na semana passada, o primeiro voo solo do ano de 2009 do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (EIA), na Academia da Força Aérea (AFA).
O Cadete Braga, após as missões de pré-solo e o voo de cheque foi considerado apto para o voo solo. A decolagem ocorreu às 12 h e após 1 hora de vôo, realizados os exercícios previstos, o aviador pousou, sendo recepcionado pelo Comandante da AFA, que lhe entregou o tradicional cachecol representativo do voo solo, ao som da Banda de Música da AFA. “Foi uma experiência incrível. Quando iniciei a instrução do Tucano, era a aeronave que me dominava; agora, após duas semanas de instrução, voar sozinho representa um crescimento, uma grande evolução” comentou o Cadete Braga.
Estavam presentes, também os oficiais instrutores de voo do 1º EIA, cadetes aviadores do Corpo de Cadetes da Aeronáutica (CAAer) e familiares. Emocionado pela conquista, o cadete Braga agradeceu aos seus instrutores de voo: “Admiro e agradeço muito aos meus instrutores que, em dez horas de voo, conseguiram me ensinar a comandar sozinho uma aeronave militar. É uma sensação fantástica de dever cumprido e quero retribuir para a Força Aérea Brasileira essa oportunidade de realização profissional.”
O momento foi comemorado com o tradicional banho e o toque do sino em frente ao Esquadrão em reconhecimento ao retorno da missão com sucesso. Em homenagem ao Cadete, cada Esquadrão o saudou com seu respectivo Grito de Guerra. Ao longo do ano, virão as próximas fases da instrução, que irão requerer de cada cadete intensa dedicação.
.