COOPERAÇÃO

Forças Aéreas do Brasil e do Canadá assinam programa de atividades para 2016/2017

Publicado: 2015-12-10 14:28:46
Documento prevê intercâmbios nas áreas de busca e salvamento, comando e controle, segurança de voo e participação da FAB no exercício operacional Maple Flag

  Agência Força Aérea/Sargento BatistaAs Forças Aéreas do Brasil e do Canadá assinaram na quarta-feira (09/12), em Brasília (DF), o programa de atividades entre as instituições para o biênio 2016-2017. O documento é resultado da IV Reunião de Conversação entre os Estados-Maiores das duas instituições, realizada desde segunda-feira (07/12). As ações têm o objetivo de reforçar os laços de cooperação entre as duas Forças.

Entre as ações previstas estão intercâmbios nas áreas de busca e salvamento, aviação de caça, segurança de voo, comando e controle, gestão e controle de orçamento, além de participação brasileira no exercício operacional Maple Flag, em 2017.

Em relação à busca e salvamento, os militares brasileiros devem ir ao Canadá em busca de aprimorar técnicas de resgate de pessoas feridas no mar, a bordo de embarcações ou não, especialmente em condições meteorológicas de clima frio.

Os canadenses também devem vir ao Brasil. O objetivo será conhecer como a FAB gerencia, controla e defende o espaço aéreo. O intercâmbio será no Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e no Primeiro Centro Integrado de Controle do Espaço Aéreo e de Defesa Aérea (CINDACTA I). Pilotos de caça canadenses devem realizar intercâmbio de doutrina de combate além do alcance visual (BVR) e o uso do capacete com mira (HMD).   Agência Força Aérea/Sargento Batista

Para o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior, este é um momento importante para fortalecer os laços de cooperação entre as instituições. “É um primeiro passo no sentido de aprofundarmos nossas ações de cooperação”, afirmou.

O Vice-Comandante da Real Força Aérea Canadense, Major-General Alexander Donald Meinzinger, destacou as participações do Brasil no exercício Maple Flag em 2012 e do Canadá no exercício Cruzex nas duas últimas edições, em 2013 e 2012.  “Ficamos felizes com a participação do Brasil no exercício Maple Flag e pela nossa presença aqui na Cruzex. Sempre é uma oportunidade para nós aprendermos. Há muitas forças aéreas pelo mundo e o Brasil tem uma força área muito impressionante”, afirmou o Major-General. 

Desafios semelhantes – Em função das semelhanças de tamanho dos territórios e com áreas de difícil acesso, as forças aéreas do Brasil e do Canadá enfrentam alguns desafios parecidos na ajuda à população de localidades afastadas. Aqui, a floresta Amazônica com os seus obstáculos naturais que dificultam o acesso à algumas regiões.  A parte norte do Canadá, com baixa densidade populacional, e as áreas do Ártico também se tornam desafios para a operação da força aérea. “O que a força aérea traz ao governo e às forças armadas é nossa flexibilidade, agilidade e habilidade de projetar capacidade de cumprir a missão a longas distâncias”, afirma.

  Agência Força Aérea/Sargento BatistaOs desafios em operar em regiões inóspitas também passam pela construção de pistas. “Muito nos impressiona o caminho pelo qual a Força Aérea Brasileira tem sido construída, atuando em áreas no meio da Amazônia que a permitiram projetar sua capacidade de operar. Nós temos feito algo muito semelhante na parte norte do Canadá, no Ártico, onde tivemos que construir pistas em situações similares. Nós temos muitas lições que podemos compartilhar entre as forças aéreas”, finaliza o General Meinzinger.

Outra área que chamou atenção do Vice-Comandante foi a integração das áreas civil e militar de controle do tráfego aéreo, tanto na tecnologia empregada como na maneira de administrar defesa e tráfego aéreo civil. “Fiquei muito impressionado com o briefing que recebi no CINDACTA e com o nível de planejamento sobre o reforço que está sendo feito para os jogos olímpicos”, avalia.

Ações anteriores - Esta é a quarta reunião entre os estados-maiores das forças aéreas de Brasil e Canadá. As atividades de 2014/2015, por exemplo, envolveram intercâmbio de tripulantes de patrulha, prevenção de acidentes aeronáuticos e medicina voltada à aviação. 

Também como resultado destes programas de ações bilaterais, a FAB participou em 2012 do exercício operacional Maple Flag, realizado na cidade canadense de Cold Lake. A simulação guerra é considerada uma das maiores e mais completas do mundo por envolver missões com todos os tipos de aviação.

Atividades bilaterais - O EMAER é o responsável por estabelecer com as forças aéreas de outros países o programa de ações. Neste ano foram acertados os programas para 2016 e 2017 com Colômbia, Chile e Bolívia.