PRÊMIO

Unidade da FAB ganha prêmio como destaque na gestão do Programa Soldado Cidadão

Publicado: 2015-11-25 14:40:16
III COMAR foi premiado no 6º Prêmio Melhor Gestão do programa

  BAGL“Foi de grande valia para a minha vida pessoal e profissional”, relata o Soldado Caio Lucas Damasceno, de 21 anos, que concluiu este ano o Curso Profissionalizante em Elétrica Predial, promovido pelo Projeto Soldado Cidadão. Militar do efetivo da Base Aérea do Galeão (BAGL), o soldado é um dos 30 concluintes da unidade que puderam aprimorar conhecimentos gerais sobre a área elétrica.

Assim como na vida do Soldado Caio, cerca de mil soldados da Força Aérea Brasileira (FAB) também tiveram a oportunidade de realizar um curso profissionalizante em 2015, graças ao projeto desenvolvido pelo Ministério da Defesa (MD). Segundo o Coordenador do Projeto Soldado Cidadão da BAGL e unidades sediadas, Sargento Márcio da Costa Silva, dois cursos foram realizadas ao longo do ano capacitando mais de 60 jovens. “Muitos já estavam no fim da carreira militar e estavam sem perspectiva de futuro. Foi importante porque conseguimos oferecer instruções e orientar esses profissionais para a vida civil”, declara.

Devido ao bom desempenho do Programa Soldado Cidadão na FAB, o Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR) foi premiado durante o 6º Prêmio Melhor Gestão do Programa Soldado Cidadão, organizado pelo MD. A premiação foi concedida a instituições militares e personalidades que apresentaram iniciativas inovadoras e que tiveram maior número de recrutas formados nos cursos profissionalizantes.
  Ministério da Defesa

Estiveram presentes na cerimônia o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército José Carlos De Nardi, representando o ministro da Defesa; o secretário-geral do Ministério da Defesa, General Joaquim Silva e Luna; o presidente do Comitê Gestor do Projeto Soldado Cidadão, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez; o Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar José Euclides da Silva Gonçalves; e demais autoridades civis e militares.

Soldado Cidadão

O programa funciona desde 2004 e qualifica profissionalmente homens e mulheres que prestam o serviço militar nas Forças Armadas. A intenção é preparar esses jovens para o mercado de trabalho, após o período obrigatório junto às Forças Armadas. Neste ano, a previsão é formar cerca de 11 mil pessoas nas mais diversas áreas, envolvendo 352 organizações em 137 municípios.

A iniciativa oferece cursos gratuitos de informática, mecânico automotivo, gastronomia, construção civil, eletricidade, informática, telecomunicações, refrigeração, entre outros. A capacitação inclui também noções básicas de empreendedorismo, ética e cidadania.

Assista ao programa FAB em Ação sobre os soldados da FAB e conheça a história de jovens que se qualificaram dentro das organizações militares: