INVESTIMENTO

Caixa de Financiamento completa 36 anos com mais de 7 mil famílias atendidas

Publicado: 2015-11-12 07:00:00
CFIAE foi criada em 12 de novembro de 1979

Proporcionar o sonho da casa própria. Essa tem sido uma das grandes missões da Caixa de Financiamento Imobiliário da Aeronáutica (CFIAe), que completa 36 anos de fundação nesta quinta-feira (12/11). Desde a sua criação, em 12 de novembro de 1979, a CFIAE já atendeu mais de 7 mil famílias de militares e civis do Comando da Aeronáutica (COMAER), tornando possível a aquisição de imóveis e financiando a reforma ou a ampliação de residências.

Dando prosseguimento aos planejamentos da Caixa de Financiamento, estão programados vários empreendimentos em diversas localidades brasileiras. O presidente do CFIAE, Tenente-Brigadeiro do Ar da Reserva Marco Aurélio Gonçalves Mendes, explica que os próximos lançamentos previstos para Rio de Janeiro, Fortaleza, Canoas e Belém estão em adiantado estágio de aprovação dos respectivos projetos.

“Especificamente, sobre o empreendimento solar do bosque, no Rio de Janeiro - Sulacap, além daquelas que já foram entregues aos beneficiários, está prevista a construção de 180 unidades habitacionais, cujo projeto já foi aprovado pela prefeitura e, no momento, está sendo revisada a proposta da construtora com relação ao orçamento inicial”, explica o Tenente-Brigadeiro Mendes.

De acordo com o CFIAE o empreendimento moradas do sol, em Fortaleza, com a previsão de construção de 120 casas, também já foi aprovado pela prefeitura e encontra-se na fase de seleção da construtora. Já em Belém, o custo do residencial Rio-Mar com 245 casas está sendo revisado, enquanto que o empreendimento no bairro satélite encontra-se na fase de elaboração de projeto e alterações de zona de interesse ambiental. O projeto de Canoas está na fase de elaboração do anteprojeto da alternativa definida pela Caixa de Financiamento da Aeronáutica.

Em 2015, também houve um aporte de um milhão de reais destinado aos empréstimos para pequenas reformas a fim de atender os beneficiados que já tem um imóvel e desejam executar melhorias na sua moradia. 

“A Caixa de Financiamento também oferece consultoria, realizada por meio de pesquisa das melhores condições oferecidas pelas instituições financeiras para cartas de crédito, visando a aquisição do imóvel selecionado pelo beneficiário e a consultoria técnica pela qual a CFIAE incentiva a formação de grupos interessados em construir em terreno próprio”, ressalta o Tenente-Brigadeiro Mendes.

Ao longo de 36 anos de existência, a CFIAE atuou como agente financeiro e promotor, concretizando 66 empreendimentos residenciais, dos quais 22 para uso como Próprio Nacional do Comando da Aeronáutica, totalizando 7.194 unidades entregues em todo território nacional.

Recentemente, concluiu empreendimentos em Brasília, São José dos Campos e Rio de Janeiro, com a entrega das unidades habitacionais nos anos de 2011, 2012 e 2013, respectivamente, quando 332 famílias receberam as chaves de seus imóveis.