ORDEM DO DIA

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Publicado: 2015-10-20 10:04:29
Data é celebrada nesta terça-feira, 20 de outubro de 2015

Todos os dias, no espaço aéreo do nosso País, milhares de pessoas alçam voos confiantes de que o mais precioso dos seus valores, a vida, está seguro nas mãos dos profissionais da aviação: pilotos, tripulações e aqueles que dedicam suas capacitações ao complexo exercício do Controle do Tráfego Aéreo. Tal certeza se confirma nas estatísticas que apontam para a aeronave como meio de transporte mais seguro no mundo.

Nessa data, portanto, é oportuno e necessário exaltar a participação de homens e mulheres, Controladores de Tráfego Aéreo do SISCEAB (Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), que, diuturnamente, cumprem seu papel com profissionalismo e abnegação.

O empenho e o esmero desses especialistas são virtudes importantes para a obtenção da harmonia com os usuários e demais profissionais desse grandioso Sistema, conscientes de um objetivo comum: contribuir para a existência de uma aviação segura, ágil e crescente, acompanhando o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro.

Não podemos, ainda, deixar de mencionar que, graças à capacidade técnica e operacional de gerenciar o espaço aéreo, o Brasil esteve, recentemente, em evidência positiva no cenário mundial, ao sediar grandes eventos internacionais. Os resultados alcançados redundaram em amadurecimento para o próximo grande compromisso que se avizinha – os Jogos Olímpicos Rio 2016, que, assim como os eventos anteriores, será um exemplo a ser seguido internacionalmente em termos de segurança, eficiência e eficácia do controle do espaço aéreo.

Neste contexto, o Controlador de Tráfego Aéreo, com atuação marcante e entendimento de sua responsabilidade e da importância da tarefa que executa, tem contribuído, destacadamente, para o reconhecimento técnico-operacional do SISCEAB no, cada vez mais exigente, cenário internacional.

Não temos dúvidas de que os futuros desafios continuarão encontrando um efetivo operacional capacitado e motivado à altura, graças à existência de controladores seletos e dedicados, capazes de adaptarem-se a um ambiente em constante evolução.

Assim sendo, como Diretor-Geral do DECEA, deixo aqui o meu reconhecimento, o meu respeito, a minha gratidão e a minha homenagem aos controladores dos diversos segmentos do SISCEAB, incluídos os da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), pela vida dedicada ao seu ofício e pelo trabalho, muitas vezes anônimo, porém executado no mais alto grau de profissionalismo.

Parabéns, controladores de tráfego aéreo!

Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de AQUINO
Diretor-Geral do DECEA