REAPARELHAMENTO

Ministro da Defesa conhece fábrica da SAAB na Suécia

Publicado: 2015-10-19 10:50:00
Aldo Rebelo se reúne com o presidente do Conselho de Administração da empresa

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, se reúne nesta segunda-feira (19/10), com o presidente do Conselho de Administração da SAAB, Peter Vallenberg, e com o CEO da empresa, Hakan Bushke. Também encontrará 46 engenheiros brasileiros, sendo 44 da Embraer e 2 da AEL Sistemas. Esses profissionais são os precursores do processo de transferência de tecnologia do Gripen para o Brasil. No total, mais de 200 engenheiros serão enviados à Suécia com esse objetivo.

No domingo (18/10), Aldo Rebelo se encontrou com o ministro da Defesa sueco, Peter Hultqvist, em Estocolmo, como parte da agenda oficial da Presidenta Dilma Rousseff à Suécia e à Finlândia, que ocorre até a próxima terça-feira (20). “A reunião amplia os horizontes de cooperação para além do que já existe na área da defesa”, afirmou Rebelo, após o encontro.

O ministro destaca as amplas possibilidades de cooperação entre os dois países abertas depois que o governo brasileiro decidiu fechar acordo para a compra dos caças Gripen NG da empresa sueca Saab. Segundo ele, o projeto FX-2 envolve transferência de tecnologia, política industrial, formação de mão-de-obra especializada, desenvolvimento de ciência e pesquisa.

A reunião entre os dois ministros da Defesa teve o objetivo de intensificar a cooperação Brasil-Suécia, por meio de projetos em novas áreas, como a cooperação industrial, a troca de experiências em operações de paz e o desenvolvimento de software voltado aos projetos SISFRON e SISGAAZ.

No primeiro dia da visita oficial à Suécia, o ministro Aldo Rebelo acompanhou a Presidenta Dilma Rousseff e sua comitiva no encontro com o Rei Carlos XVI Gustavo e a Rainha Sílvia, no Palácio Real. Também participou de reunião com empresários brasileiros que possuem negócios na Suécia. O objetivo do encontro empresarial é discutir possibilidades de maior interação entre os negócios suecos e brasileiros.

Na terça-feira, Aldo Rebelo viaja com a comitiva presidencial para Finlândia. Na capital, Rebelo se reunirá com o ministro da Defesa finlandês, Jussi Niinistö.