JOGOS MUNDIAIS MILITARES

Atletas conquistam medalhas de ouro e prata na Coreia

Publicado: 2015-10-06 14:59:00
Premiações foram no ciclismo, tiro e arremesso de peso

    Ciclista militar mais rápido do mundo. É esse o título conquistado pelo Sargento da Aeronáutica Magno do Prado Nazaret ao vencer, nesta terça-feira (06/10), a prova contra o relógio no 6º Jogos Mundiais Militares, na República da Coreia. Ele percorreu os 32 km com um tempo de 0:42:05:20, superando os iranianos Behnam Khalilikhosroshahi (0:42:22:33) e Alireza Haghi (0:42:30:15). Com isso, o ciclista levou a medalha de ouro.

“Estou muito contente. Deu tudo certo. A preparação foi perfeita e juntamente com o trabalho da Força Aérea Brasileira conseguimos um bom resultado. A prova foi individual, mas o que prevaleceu foi o trabalho de um grupo”, afirma.

O outro brasileiro na competição, Sargento Murilo Ferraz Affonso, ficou com a décima posição, com o tempo de 0:43:57.56.

Na parte da tarde foi a vez das mulheres disputarem a competição. No feminino contra o relógio, a Sargento Ana Paula Polegatch conseguiu a medalha de prata: 0:35:02:91. A medalha de ouro ficou com a russa Natalia Boyarskaya (0:33:34:72). A ciclista Clemilda Fernandes terminou a prova na quarta posição.

Equipes - A equipe brasileira masculina de ciclismo disputa, nesta quarta-feira (07/10), a prova de resistência. Serão 131 quilômetros de um percurso ladeado pela bela paisagem montanhosa de Mungyeong. A largada está prevista para as 10h (horário local - 22h de Brasília) em frente ao Mungyeong Museum. O time brasileiro será composto por sete atletas.

“É uma prova relativamente curta, o circuito é plano, mas tem um vento muito forte. A nossa estratégia é fazer uma corrida em função dos nossos velocistas”, explica o sargento da Aeronáutica Murilo Ferraz Afonso.

Acostumado a disputar competições em vários países, esta é a primeira vez do ciclista na Coreia. E as impressões dos anfitriões são as melhores possíveis. “Eles são muito atenciosos e receptivos. A gente vê a qualidade das estradas e desde que estamos aqui não recebemos nenhuma buzinada. O povo daqui respeita muito o esporte”, afirma o ciclista.

No dia seguinte (09/10) a equipe feminina - composta por quatro atletas - enfrenta os 72 km da prova de resistência.

  Arremesso do peso é ouro - O Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Darlan Romani ganhou ouro no arremesso de peso. Romani conseguiu a liderança da prova logo no primeiro arremesso, com uma marca de 20,08 metros. “É um sonho subir no pódio e ouvir o Hino do Brasil tocar”, afirmou o atleta, recordista brasileiro da modalidade, depois da cerimônia de entrega de medalhas. “A gente luta muito e agradece as Forças Armadas, a Força Aérea em especial, por estar dando essa oportunidade. É muito gratificante. A gente trabalha duro, sempre quer ganhar, mas quando chega, acaba ficando sem palavras, é algo muito emocionante, é uma história a mais para contar”, complementou.

Time de tiro garante medalha por equipe - Já na cidade de Daegu, a manhã foi de medalha de ouro para a equipe masculina de tiro, que conseguiu o primeiro lugar na pistola tiro central, 25 metros. O time é composto pelo Coronel da Força Aérea Júlio Almeida e pelos Tenentes-Coronéis do Exército Emerson Duarte e José Carlos Lengo Batista. O Brasil é bicampeão na prova.

Os atletas militares retomam as competições nesta quarta-feira (07/10). A delegação brasileira aposta em mais medalhas na natação, no taekwondo e nos pentatlos militar e moderno.