DIA DO IDOSO

Suboficial da reserva lança livro sobre experiência em grupo de idosos

Publicado: 2015-10-06 07:05:57
Lançamento foi feito durante comemorações pelo dia do idoso no Hospital de Aeronáutica de Belém

O Suboficial da resLançamento do livro do SO R1 Agostinho Alencar  SCS HABEerva Agostinho Alencar, membro do Grupo de Idosos “Renascer” e da Oficina de Memória do Hospital de Aeronáutica de Belém (HABE), lançou na última quinta-feira (01/10) o livro “Singelas Mensagens”. A publicação relata as experiências do suboficial a partir das atividades vividas nos espaços e reuniões das quais participa.

Segundo o autor de 79 anos, as oficinas de memória oferecidas pelo grupo o incentivaram a escrever o livro. “As aulas são muito legais e ajudaram muito”, declarou. O militar da reserva também explicou que as mensagens publicadas procuram motivar um melhor tratamento aos idosos. “Em um trecho eu ressalto o tratamento do motorista de ônibus aos mais velhos. Aquele idoso que está no ônibus pode ser o pai ou o avô do motorista”, enfatiza.

Os grupos da terceira idade contam com 54 idosos e estão vinculados ao Núcleo de Geriatria e Gerontologia (NUGG) do HABE, localizado no Espaço de Convivência Coronel Médico Laércio Proença de Moraes, onde atua uma equipe multiprofissional com assistente social, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo. São realizadas oficinas e atividades específicas para os participantes.

O lançamento do livro foi realizado no auditório do HABE durante as comemorações do dia do idoso. Cerca de 60 pessoas participaram do evento que também contou com a palestra de Jeisiane Lima Brito, doutoranda em psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Ela discutiu o tema “Sexualidade e Envelhecimento”, abordando conceitos e preconceitos em relação ao idoso, além de outros aspectos que são comumente negligenciados e pouco compreendidos pela sociedade e pelos próprios idosos, como a sexualidade na “melhor idade”