INTERCÂMBIO

Militares do Exército de Portugal realizam estágio técnico em processamento de imagens

Publicado: 2015-10-07 06:00:51
Curso foi realizado no Instituto de Estudos Avançados, em São José dos Campos (SP)

O Instituto de Estudos AvançadosOficiais do Exército de Portugal  CV Adriano (IEAV), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), realizou estágio técnico em processamento de imagens para dois oficiais de artilharia e engenheiros cartógrafos do Exército de Portugal. O evento foi realizado entre 21/09 e 02/10.

Os militares tiveram a oportunidade de conhecer técnicas de processamento de imagens e fusão de dados aplicáveis à cartografia, especialmente, com o uso de imagens provenientes de sensores eletro-ópticos e de microondas.

Os oficiais portugueses também apresentaram técnicas de cartografia realizadas no país europeu. Eles demonstraram o funcionamento da geração de produtos cartográficos e como são feitas as avaliações desses produtos.

O militar português, Tenente-Coronel Rui Alberto Ferreira Coelho Dias, avaliou a importância do intercâmbio no instituto da Aeronáutica brasileira na área de sensoriamento remoto. “Foi uma oportunidade única para ampliarmos o domínio na área da detecção remota em prol da sociedade portuguesa e brasileira”, declarou.