ESPORTE

Atletas da FAB conquistam medalhas em torneio internacional de badminton na Colômbia

Publicado: 2015-09-30 16:28:43
Duplas masculina, feminina e mista levaram os primeiros lugares do torneio

paiola e tjong  acervoOs sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB), recém-chegados da conquista de cinco pódios no “VI Colômbia Internacional 2015 de Badminton”, já se preparam para o campeonato na Argentina, que inicia na próxima semana (08/10). A agenda de competições ainda inclui o campeonato do Chile e a etapa do mundial em São Paulo.

O Brasil esteve em cinco finais e levou o ouro nas duplas feminina, masculina e mista no evento realizado em Medelín, entre os dias 22 e 27 deste mês. Os atletas conquistaram o segundo lugar das categorias individuais feminino e masculino.

“Foi um excelente campeonato, fiquei muito feliz e satisfeito com minha performance”, avalia o Sargento Daniel Paiola. De acordo com o militar, entre os 74 competidores estavam os cinco melhores atletas mundiais do esporte.

O resultado da competição contabiliza pontos para o ranking internacional. “Em ano pré-olímpico não existem torneios fracos ou fáceis e todos os pontos do circuito são muito disputados”, explica Paiola. Ele está entre os 80 melhores atletas do mundo e trabalha para representar o Brasil na Olimpíada Rio 2016 em um esporte tradicionalmente dominado por asiáticos e europeus. “Até maio do ano que vem, muita coisa pode mudar nesta questão de ranking internacional. Farei o possível para poder representar nosso país nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, ressalta.

Na busca por uma vaga olímpica, os sargentos estão numa fase de preparação intensa, com muito treinamento e participação em competições. Só após os Jogos Pan-Americanos, o Sargento Alex Tjong já participou de quatro torneios. “Na minha programação estão mais oito competições até o fim do ano”, conta o sargento que voltou da Colômbia com duas medalhas de ouro (duplas masculina e mista).

O atleta conta que nesta fase o cansaço é grande, devido ao ritmo de viagens e competições. Tjong treina pela manhã e à tarde. À noite, estuda gestão financeira. Para se dedicar mais aos treinos e na preparação olímpica, no início do ano passado ele deixou o curso de engenharia de produção. “Hoje ainda é difícil de conciliar. Ainda mais com a corrida olímpica, com a quantidade de torneios que estamos tendo no ano. Tenho que estudar e fazer trabalhos durante as viagens para compensar”, descreve.

Os atletas são sargentos e fazem parte do programa de atletas de alto rendimento da Força Aérea. Eles foram incorporados em abril de 2014. Os atletas de alto rendimento representam a FAB em torneios esportivos nacionais e internacionais. “Os Sargentos Paiola e Da Silva estão buscando alcançar cada vez mais pontos no ranking internacional para conquistar uma vaga nos Jogos Olímpicos Rio 2016”, explica a chefe de equipe de badminton da FAB, Tenente Patrícia Rosas.

Nos jogos Pan-Americanos de Toronto, o Sargento Alex Tjong conquistou medalha de bronze na dupla mista ao lado de Lohaynny Vicente; o Sargento Daniel Paiola foi prata na dupla masculina ao lado do Sargento Hugo Arthuso. ana paula e da silva  acervo

Veja as conquistas dos atletas da FAB:
Dupla Masculina: Sargento Daniel Vasconcellos Paiola e Sargento Alex Ywan Tjong - 1° Lugar
Dupla Feminina: Sargento Fabiana da Silva e Sargento Ana Paula Campos Galbiatti - 1° Lugar
Dupla Mista: Sargento Alex Ywan Tjong e Sargento Fabiana da Silva - 1° Lugar

Simples Masculina: Sargento Daniel Vasconcellos Paiola - 2° Lugar
Simples Feminina: Sargento Fabiana da Silva - 2° Lugar