PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 22632 > ÁGATA 9 FAB E ANAC INSPECIONAM AEROPORTOS NO NORTE, SUL E CENTRO OESTE DO PAíS

ÁGATA 9

FAB e ANAC inspecionam aeroportos no Norte, Sul e Centro-Oeste do País

Publicado: 2015-07-30 13:30:00
Foram realizadas 60 abordagens e uma aeronave foi apreendida até a última terça-feira (28/07)

A bordo de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB), fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) inspecionaram aeronaves e pistas de pouso nas regiões de fronteira do Brasil. Foram fiscalizados oito aeroportos entre os dias 23 e 29 de julho, durante a Operação Ágata 9, coordenada pelo Ministério da Defesa.

“O apoio da FAB é fundamental para que os Inspetores de Aviação Civil da ANAC possam chegar a lugares de difícil acesso em diversas localidades do País, levando a fiscalização presencial da ANAC para aeródromos remotos e contribuindo para a segurança da aviação civil brasileira”, destaca a Gerente de Planejamento e Inteligência da ANAC, Ana Regina das Neves.

Até a última terça-feira (28/07), os fiscais realizaram 60 abordagens. Foram emitidas 24 Notificações de Condição Irregular de Aeronave (NCIAs) e nove aeronaves foram interditadas por problemas técnicos de aeronavegabilidade. Em Porto Velho (RO), um avião foi apreendido por operar com Certificado de Aeronavegabilidade vencido, após ser reprovado em vistoria técnica especial anterior.

Quatro Esquadrões de Transporte Aéreo da FAB participaram da missão com aeronaves C-95 Bandeirante (Veja imagens da aeronave no Flickr) para transportar os fiscais da ANAC e militares do Batalhão de Infantaria (BINFA), da Base Aérea de Campo Grande (BACG), que proveram a segurança dos agentes.

“Considero muito importante esta ação conjunta, pois conseguimos ajudar com a fiscalização nos aeródromos mais afastados e que estão perto da fronteira do País”, afirma um dos pilotos envolvidos na missão.

As ações foram realizadas nos aeroportos de Vilhena (RO), Pontes e Lacerda (MT), Porto Murtinho (MS), Foz do Iguaçu (PR), Porto Velho (RO), Estância Hércules (PR), Dourados (MS) e Cáceres (MT).

Operação Ágata - Um dos objetivos da Operação Ágata 9 é intensificar a presença do Estado brasileiro junto à faixa de fronteira, contribuindo para o combate de ações ilegais como contrabando, tráfico de drogas, de pessoas, de armas, entre outros.Iniciada no último dia 22 de julho, a Operação Ágata 9 é de responsabilidade do Ministério da Defesa e envolve 4,2 mil militares, com apoio de agentes governamentais. Nesta edição, o aparato militar atua em 166 municípios indo de Vista Alegre do Abunã (RO) a Foz do Iguaçu (PR). A operação envolve os estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.